segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A menina que não sabia ler.

Oi pessoas. Como foi o fim de semana de vocês. O meu foi uma correria total. Ontem foi aniversário do meu irmão, então imaginam, né?rsrsrs
Esta semana parece que a escola vai ser mais sossegada, então vou poder me dedicar mais ao blog...hehe (Já estava na hora, né?rsrsrs)
(E estou trabalhando em um novo Loyout, ok?)
Bom, chega de devaneios e vamos a resenha de hoje? Vou falar para vocês sobre o livro A menina que não sabia ler, do John Harding...

Florence e Giles viviam isolados e abandonados em uma mansão, pois os pais haviam falecido e eles ficaram sob os cuidados do tio, que nunca aparecia, pois não tinha tempo para coisas banais... Mas Florence, que era proibida de aprender a ler e escrever, descobre a biblioteca abandonada da mansão e vai se alfabetizando sozinha...
E tudo estava muito bem... Até que Giles é mandado para uma escola e, quando retorna, trás uma carta dizendo que não estra pronto para enfrentar a escola e deve ter uma preceptora (Uma espécie de governanta, ok?) para aulas particulares...
E, atendendo ao pedido da carta, uma preceptora é chamada... e, morre de forma misteriosa... E então chega a Sta. Taylor e os acontecimentos estranhos que a seguem...
Ela sabe sobre o gosto secreto de Florence... (os livros.)
Sua imagem aparece em todos os espelhos da casa...
E, o mais terrível... Ela mostra que está disposta a levar Giles embora...
Enquanto Florence se desespera tentando descobrir os planos da Sta. Taylor, ela conta com a ajuda de Theo, um amigo que acha tudo muito fantástico e quase não acredita no que Florence diz...
Quando Florence mergulhou na biblioteca abandonada, não sabia que a casa tinha tantos segredos capazes de assombrar sua vida de uma forma tão rápida e poderosa...

A história é envolvente e você fica curiosa para saber o que realmente esta acontecendo, já que Florence não sabe de tudo e é ela quem conta a história, em primeira pessoa. O suspense é grande e, em determinado momento, chega a se transformar em terror, mas nada de super assustador e nem mesmo eu, que sou um dos seres mais medrosos do mundo (é sério!) fiquei com muito medo ou tive vontade de abandonar o livro.

Florence, a protagonista, é divertida, super inteligente (mas, acredito que é porque gosta muito de ler...rsrsrs) e intuitiva. Giles é super carinhoso e espontâneo... (Dei muita risada com ele...rsrs). E a Sta. Taylor... bom... melhor não comentar nada sobre ela, pois é uma personagem que quase tudo o que você for falar acaba sendo um spoiler, mas deixo claro aqui que ela definitivamente não é uma das minhas personagens preferidas.

Infelizmente não foi um dos melhores livros do ano, pois me decepcionei muito com o final (principalmente por causa de um ato da Florence, mas isso não vem ao caso), que além de não ser exatamente o que eu esperava ainda deixa muitas pontas soltas, como se o livro tivesse uma continuação e isso não é verdade, pois até onde sei este é um livro único.

Isso me desagradou bastante e foi o que me fez ficar com raiva e quase abandonar o livro nas últimas páginas mesmo, pois foi um final completamente indigno de toda a história que vinha sendo desenvolvida. Ou seja, minha decepção foi enorme. Ainda assim, recomendo o livro, mas só para quem gosta do gênero, e não vá com muitas expectativas, pois é melhor ser surpreendido do que decepcionado...
Absorvi o Declínio e queda, de Gibbon, os romances de Sir Walter Scott, Jane Austen, Dickens, Trollope, George Eliott, a poesia de Longfellow, Whitman, Keats, Wordsworth e Coleridge, as histórias de Edgar Allan Poe, estavam todos lá. Mas um autor destacou-se entre todos. Shakespeare é claro. (Pág 17).
Autor: John Harding.
Editora: LeYa.
História: 2/5.
Narrativa: 3/5.