sábado, 28 de maio de 2016

Tag: Lava Jato.

Todo mundo conhece a Lava Jato, não é? E conhece também os leitores, que não perdem uma oportunidade de relacionar qualquer coisa com livros. Então é claro que uma coisa levou a outra e surgiu a Tag Literária Lava Jato!
Vi pela primeira vez a tag no canal Leitor em Crise, do Gustavo e o vídeo original é do canal Livrada!




Dilma

Um livro que é só decepção



Cuco – Julia Crouch

Misericórdia, como eu me decepcionei com este livro. Sabe aquela história que tinha tudo para dar certo e virar um suspense maravilhoso, mas que a autora decidiu encher de descrições desnecessárias, personagens nada a ver e um enredo que não diz nada com nada? Infelizmente é este livro.







Lula

Um livro que você ganhou de um amigo



Qual seu número? - Karen Bosnak

Ganhei este livro da minha amiga Bianca no início de 2013, logo após terminarmos o Ensino Médio. E é uma história tão fofa e simples que não tem como não gostar. Tem o filme também, mas é um daqueles casos em que o diretor usou apenas o título – nem o dos personagens se mantém – e acabou não sendo nada a ver com o livro. Uma leitura que eu recomendo.





Sérgio Moro

Um livro que te prendeu muito rápido


Sangue na neve – Lisa Gardner

Eis aqui um triller maluco que me deixou de cabelo em pé desde a primeira página. A história da policial Tessa e da filha desaparecida é muito boa. A detetive do caso, D.D., é outra pessoa que não existe de tão maravilhosa e foi impossível parar a leitura para qualquer outra coisa. Saber o desfecho da história delas era essencial e até hoje, anos depois, ainda lembro de tudo o que passei ao lado das duas e morro de saudade. Queria poder esquecer e ler tudo de novo, como se fosse a primeira vez.




Panelaço

Um livro que todo mundo gosta mas você não consegue gostar



Um dia – David Nichols

Sério, pessoas, como vocês conseguem gostar de Emma e Dexter? Como?! Não é algo que eu consiga entender. Detestei esses dois e a leitura foi quase um martírio. Fiquei com várias perguntas sem respostas e achei o desfecho totalmente sem pé nem cabeça. Também tenho vontade de esquecer esta história, mas sem chances de uma nova leitura.





Eduardo Cunha

Um livro sobre criminosos



Trono de vidro – Sara J. Mass

Olha... Foi difícil achar um livro com esta temática na estante. Depois de muito pensar decidi escolher Trono de vidro por ter uma protagonista assassina. E também por ser mais uma oportunidade de falar que todo mundo devia ler este livro, pois é maravilhoso e tem uma protagonista pra lá de incrível.





Foro Privilegiado
Um livro acima do bem e do mal, por alguma razão


De volta para casa – Karen White

Este é meu livro de foro privilegiado eterno. Na verdade, nunca vi alguém que tenha lido e não tenha gostado e se emocionado. Toda a crítica negativa que vi dele foi sobre sua capa, que mostra uma adolescente, quando a protagonista é adulta. Para mim, não foi um erro e sim um detalhe que passa despercebido por muitos. A adolescente da capa pode representar a Cassie – protagonista – na época em que tudo desmoronou em sua vida. E foi justamente para esta época que a adulta voltou. Além disso, a sobrinha da Cassie é super importante na história e é adolescente. Ou seja, é um livro perfeito em todos os sentidos.


João Santana

Um livro ruim apesar de toda a propaganda




Fallen – Lauren Kate

Não é que seja um livro ruim... É só que eu não acho tudo isso que o pessoal diz. Achei a história enrolada e quando comecei a me interessar, o livro acabou. Hoje nem lembro da história direito. É um livro que passou batido na minha vida...





Triplex dos Marinhos

Um livro que você não tem a atenção que merece



O advogado da vida – Jean Postai

Não canso de dizer que o mundo precisava conhecer O advogado da vida, então é claro que este é o meu Triplex dos Marinhos. Uma história rica, interessante e cheia de reviravoltas que, de quebra, te faz refletir sobre questões importantes e polêmicas. O melhor? O livro não te diz o que é certo ou errado, ele te deixa fazer sua própria escolha.





Aécio Neves

Um livro escrito sob o efeito de drogas


Todo dia – David Levithan

Todo dia é um livro muito louco. Muito mesmo. Além de tudo que um dia eu tivesse pensado. E a proporção de sua perfeição é a mesma. Não sei se Levithan estava sob efeitos de drogas quando o escreveu, mas a impressão que tenho é esta. Acho que minha cabeça não consegue administrar o fato de que alguém, em seu estado normal, consegue desenvolver uma história dessas. Para lá de perfeita.





Delcídio do Amaral

Um livro que abriu caminho para outros livros



Crepúsculo – Stephenie Meyer

Eu sempre gostei de ler, mas quando coloquei as mãos na Saga Crepúsculo, foi como se eu me tornasse dependente de histórias e vidas que não eram a minha. Foi quando eu percebi que os livros podiam ser meus melhores amigos e que ali encontrava um novo lar. Antes a leitura era um passatempo gostoso, depois se tornou uma necessidade.





Japonês da Federal

Um livro presente em vários momentos



Lua Nova – Stephenie Meyer

Na verdade eu comecei a Saga Crepúsculo, pelo livro Lua Nova. Depois li o primeiro, reli o segundo e dei continuidade na série. Mas Lua Nova tem um lugar especial no meu coração, tanto que é o meu favorito da saga. Muitos trechos dele acabaram marcando minha vida. Sempre que preciso de uma ajudinha para lidar com a vida, alguma frase dele me vem na cabeça e ajuda bastante.




Jair Bolsonaro

Um livro que se aproveitou do momento



Branca de neve e o caçador – Lily Blake

Foi bem difícil escolher este livro. Decidi por Branca de neve e o caçador por ter sido lançado em uma época em que estava na moda livros de filmes/filmes de livros. E ele é, na verdade, a versão romantizada do roteiro do filme. E não ficou muito boa...






Condução coercitiva

Um livro que você foi obrigado a ler

Sinto muito, mas não consigo responder esta pergunta. Não lembro de nenhum livro que alguém tenha me obrigado a ler. Sempre li o que eu queria, mesmo que um pouco. E na época da escola, quando o professor mandava ler algo que, depois de algumas páginas, eu achava um tédio, recorria à vídeos e resumos na internet. 

Pergunta extra

Impeachment

Um livro que deveria ter sido parado antes de ser produzido


Escândalo - Therese Fowler

Na Tag original não tem esta pergunta, mas no canal que eu vi (Leitor em Crise) o Gustavo criou ela e como eu não respondi a de Condução Coercitiva, achei legal responder essa. Só não gosto de pensar que o livro deveria ter sido parado antes de ser produzido. Em vez disso, pensei em um livro que eu devia ter parado de ler na metade. E escolhi Escândalo porque foi um daqueles livros que eu terminei sem ter ideia de como tinha começado ou do que tinha acontecido no meio.