sábado, 27 de fevereiro de 2016

Jardim Secreto: Livro de Colorir

Todo mundo já deve ter reparado na moda que se tornou, já algum tempo, os livros de colorir, não é mesmo? Hoje em dias há diversos livros assim, mas o que realmente "estourou" essa moda foi o livro em questão, Jardim Secreto.



O jardim secreto é um livro de colorir sim, no entanto, é um livro de colorir para adultos. Muitos ficaram pensando "Qual a graça de comprar um livro para colorir e rabiscar?" ou "Eu não tenho paciência para isso, esses detalhezinhos" (uma vez que o mesmo é rico em detalhes). Mas acreditem, eu também não tinha mas estou criando com base no que vou pintando rs Mas o que esse livro tem de tão especial assim, Gi? Vamos com calma, vou explicar. 

O livro tem um formato muito maior que os livros tradicionais, medindo 25cm x 25cm e possui 96 folhas. Pensando nos livros que estamos acostumadas (os) a ler são poucas páginas né? Mas acreditem, para pintar são muitas! Eu, por sinal, não consegui pintar mais que uma por dia (Até tentei mas acabei largando a segunda página logo no começo... Repito, geralmente desenhos com MUITOS detalhes rs). 




A capa é uma beleza só. Possui um brilho que realça as suas cores e as belas flores, as quais te aguardam no decorrer de todo o livro. Jardim Encantado possui vários desenhos e até mesmo um "caça-tesouro" onde, praticamente, em cada página, há algo ou animal especial a ser encontrado. Mas o livro não se baseia apenas em pintar e encontrar objetos/animais... Em algumas páginas você terá que abusar da criatividade e preencher as páginas com o que é requisitado. 

O livro, além de diversão, nós faz imaginar, criar e usar da criatividade em diversos momentos (se não todos), sem dizer que nos proporciona um momento de relaxamento e de "anti-estresse", nos fazendo esquecer e desligar-se do mundo lá fora.



O mais legal é que você tem total liberdade de pintar como preferir. Não há regras, não há padrões, há apenas você e sua criatividade. Eu sinceramente me senti muito bem podendo fugir do padrão que aprendemos quando criança na escola "O céu é azul", "O tronco da árvore é marrom e as folhas verdes", "Rosas são vermelhas". De verdade, é uma sensação muito boa! rsrs Mas confesso que ainda não terminei de pinta-lo e se tornou um dos meus desafios de 2016. 

Acho legal passar aqui também algumas dicas para quem, assim como eu, possui o livro ou pensou/pensa em compra-lo. (Sempre é bom né?!) Então vamos lá.


Materiais...

Quando eu comprei o livro, no ano passado, na época paguei R$ 29,90 pela Submarino. Sinceramente, não achei caro e agora deve estar um pouco mais em conta. Uns dias depois, fui comprar alguns materiais para pintar e acabei me empolgando querendo trazer quase a loja inteira rs (Não sei vocês, mas eu AMO comprar esse tipo de coisa; talvez seja "mal" de professora rs).

A primeira coisa que eu comprei foram os lápis de cores. O primeiro que comprei foram os lápis da marca BIC (versão Evolution). Eu, particularmente, gosto bastante da marca e amei os lápis de cores; eles possuem uma forma sextavada, perfeita para pintar na minha opinião. A caixa que eu comprei era com 24 cores e paguei R$ 14,80 na Kalunga.



Comprei também na Kalunga, uma caixa de lápis de cor da Faber Castell (versão Doodle), mas só porque vinha alguns tons de cores diferentes mesmo e achei interessante ter. Sinceramente, eu não me lembro o preço que paguei na caixa com 12 cores, mas não foi caro.
Ainda na Kalunga (não estou fazendo propaganda da loja mas é que aqui na minha cidade, sinceramente, é um dos lugares mais baratos para comprar esse tipo de material rs), comprei uma caixa de giz de cera da Color Peps de 24 cores. Na época, confesso, comprei apenas porque as cores eram bonitas e chamaram minha atenção - pois nem gostava de usar giz - mas depois encontrei uma função ótima para eles! rs Também não lembro o preço exato de quanto paguei neles mas sei que agora estão na casa dos R$ 25,00. Quando comprei, pensei em pintar com eles os desenhos mas depois acabei utilizando-os apenas para fazer fundos, os quais ficam perfeitos com a leveza que o giz de cera proporciona. Achei divino os giz da Color Peps porque além de cores diferentes das habituais, ele possui duas pontas: Uma normal, como a de todo giz e uma plana, perfeita para não deixar marcas e fazer uma pintura mais fraca, esfumaçada, como é o caso dos fundos das imagens que faço. 




Para pintar eu uso apenas estes materiais, mas há muitas pessoas que usam canetinha colorida e caneta gel. Nunca me encorajei a usa-las em meu livro, embora as tenha, pois tenho muito medo que passe para a página de trás ou manche o desenho; por isso não recomendo. Há quem use também sombras (de maquiagem mesmo); eu já utilizei uma vez para fazer fundos mais brilhantes e até gostei do efeito mas não costumo usar sempre. Outas pessoas preferem os lápis aquareláveis, pelo fato de trazerem uma cor mais viva aos desenhos, eu optei pelos normais mesmos (até porque os aquareláveis são beeem caros) e achei que as cores ficaram ótimas. Existe também uma marca de lápis de cor que está saindo bastante mas que conheci apenas depois que me envolvi com os livros de colorir... É o Happy Time. Não os recomendo porque nunca os usei mas pelos comentários que já ouvi de outras pessoas, parece bom. 


Técnicas...

Existem algumas técnicas de pinturas que deixam tudo mais bonito, e quem tem o livro ou for comprar, quem sabe pode tentar uma dessas. Vou colocar algumas que já tentei em meus livros e outros desenhos, que ficaram legais.

Folha ou superfície plana embaixo da folha do livro: A mais simples de todas, mas aprendi essa na experiência mesmo rs Sabe quando você força demais o lápis em uma folha e a de trás fica com marcas? Pois é, chato né?! Mas eu resolvi esse problema colocando uma folha simples de sulfite embaixo da qual eu queria pintar, cobrindo assim a de trás. Dessa forma, quando necessário - e desejado - pintar mais forte com o lápis, as marcas ficavam todas nessa folha e não marcavam o próximo desenho. Sem falar que os desenhos ficaram com cores mais vivas!

Fundos: Eu amo fazer fundos! Seja apenas pintado com uma cor ou algo mais elaborado, sempre deixa o desenho mais bonito, como se o completasse. 

Harmonia de Cores: É muito bom, em alguns momentos, harmonizar as cores em um desenho. Laranja com vermelho, amarelo e verde claro, etc. São cores que "combinam" e próximas umas as outra fica esteticamente bonito, sem causar aquele baque quando se olha.

Degradês: Acredito que essa seja a mais fácil e mais comum. Degradê nada mais é do que variar gradativamente tons de uma mesma cor. Ex: Azul bebê, azul celeste, azul klein, azul puro, azul royal e assim por diante.

Lápis bem apontado: Também aprendido apenas com o ganho de experiência rs Deixa o traçado mais forte (caso essa seja sua vontade), não precisando forçar tanto os lápis nas páginas. Evita marcas também.

Definir o que pintar primeiro: Vai pintar flores? Folhas? Árvores? Talvez uma linda floresta com tudo isso e muito mais? Defina por onde começar! Pinte todas as flores primeiro ou todas as árvores, como preferir, mas é sempre bom ter, digamos assim, um "plano" para não deixar nada em branco. Eu particularmente gosto de começar do lado direito e assim ir para o centro do desenho, pintando posteriormente os outros cantos, mas isso é apenas uma mania minha rs.

Boa iluminação: Não que eu entenda muito de artes (não entendo mesmo, sei só o básico rs) mas eu arrisco ser um dos principais fatores. Um local bem iluminado, independente da hora do dia é sempre bom. 

Mesclagem de cores: Para base utiliza-se uma cor e reforça com uma diferente em cima. É aconselhável aqui o uso de lápis aquareláveis.

Paciência: Sim, paciência haha O livro tem muitos detalhes, a maioria são pequenos então dá um certo trabalho concluir uma única página. O lance é ir com calma e sem estresse (digo por mim mesma, já tentei pintar em dias que estava impaciente e acabei abandonando o desenho pela metade rs), até porque o livro é para ser divertido e se distrair, então nada de fazer as pressas.

Acho que essas são as principais dicas que eu poderia dar mas podem procurar por técnicas de pintura. com certeza vão encontrar várias ideia bem legais! Quem tiver o livro e quiser compartilhar as imagens, manda no TT, assim podemos ver os trabalhos lindos de todas rs 


Sobre a autora:
Johanna formou-se em 2005 em Arte e Design e sua criatividade é cultivada através das raízes da flora e fauna que estava rodeada onde cresceu, na área rural da Escócia.

Outras Informações:
Compare o preço: Buscapé.
Título: Jardim Secreto.
Autor: Johanna Basford.
Editora: Sextante.