terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Desafio leitura 2016 #1: O plano é o amor.

Quem quer resenha da minha primeira leitura de 2016?!
Falei um pouco deste livro aqui, mas agora tem a resenha completa!


Giovana realizou seu grande sonho há cinco anos e desde então está casada com Rick, seu grande amor. E bem que queria estar vivendo o sonho, mas sua situação está mais para um pesadelo daqueles bem horríveis.
A situação financeira não está boa e mesmo depois de anos de casamento, os dois continuam morando na casa da Neli, tia de Rick e especialista em humilhar e desrespeitar Giovana.
Os conflitos entre Rick e Giovana se tornam mais constantes e Neli parece cada vez mais próxima de sua vitória: a separação dos dois.
Só que Giovana não está disposta a se deixar vencer e decide lutar por seu casamento e felicidade até quando não tiver mais forças. Ela tem ideias e desejos que quer realizar, mas não sabe muito bem quais são os planos que Deus tem para ela, e eles podem não ser iguais...

A única certeza era de que mudaria minha vida para sempre, que eu teria de ser forte o suficiente para passar por uma metamorfose, fosse ela qual fosse. (Pág 32).

O plano é o amor é um daqueles livros que comprovam que, para curtir uma leitura, não é preciso concordar com tudo o que está lendo. Giovana e eu somos completamente diferentes e a cada página isso ficava mais evidente, porém em momento algum isso atrapalhou a leitura. Nossos anseios são quase totalmente opostos, mas eu entendia que, para ela, era super importante manter o casamento, se esforçar e agradar o marido. Torci muito para que os dois ficassem bem novamente, afinal formam um belo casal e eu sabia o quanto ela se esforçava e sofria para fazer tudo dar certo entre eles. E achei interessante o fato de que ela nunca perdia a fé, apesar de tudo o que passou.

Tinha medo de que, a qualquer momento, minha cabeça não resistisse àquela pressão e eu acabasse louca. (Pág 25).

Não sou religiosa e também não sou a maior fã da bíblia, mas gosto quando as pessoas encontram algo - qualquer coisa - para se apoiar e ter ajuda nos momentos difíceis contanto que isso não atrapalhe terceiros e é justamente isso que ela faz: busca respostas e consolo. Diante de todo o inferno que se transformou a sua vida, seria fácil desistir da relação, partir para outra ou simplesmente ficar sozinha. Sua determinação em manter o casamento é bonita e fez com que eu percebesse que ela, na verdade, é uma personagem muito boa. Inteligente, determinada, doce e paciente. Cheia de imperfeições também, mas um tipo de pessoa que hoje faz falta no mundo: uma pessoa boa.

Para algumas pessoas, saber de algo difícil que estaria por vir poderia ser angustiante, mas eu sempre preferi isso a ser pega totalmente desprevenida diante de uma situação. (Pág 32).

A narrativa rápida, gostosa e fácil me fez ler as quase duzentas páginas praticamente em uma sentada só parei apenas para almoçar e me deixou refletindo o quanto a história é real e apresenta problemas comuns dos relacionamentos de hoje: a falta de comunicação, principalmente. Muito do sofrimento da Giovana poderia ser evitado se os personagens conversassem entre si, se abrissem e falassem o que estão pensando, o que estão sentindo. Só que por motivos desconhecidos por todos, isso não acontece (nem no livro e nem na vida real) e tudo acaba virando maior do que é, assumindo proporções absurdas e machucando muito mais. Achei isso tão real que foi o que mais me conquistou.

[...] quando a gente acredita que já entendeu a estratégia de seu oponente, que está suficientemente preparada, algo pode surgir de modo inesperado. (Pág 59).

O desfecho foi mais ou menos o que eu já imaginava e apesar disso eu gostei do modo como a autora conseguiu desenvolver tudo. Ela levou a história com calma e precisão até um final muito bonito. Só não recomendo o livro para quem tem problemas com histórias sobre fé, crença ou religião, pois há muito disso nele. Para quem gosta ou não vê problemas em encontrar passagens da bíblia e orações... Corram para a livraria mais próxima e comprem logo o seu exemplar de O plano é o amor, pois com certeza vão se comover e torcer por Giovana e Rick, assim como eu fiz. Este foi meu primeiro livro de 2016 e acho que não poderia ter começado de uma forma melhor!

Amor. Era ele quem movia o mundo, as pessoas. Enquanto existisse amor ainda haveria esperança para esse mundo tão perverso! (Pág 65).

Sobre a autora:

Neiva Meriele nasceu em 1989, na pequena cidade de São Francisco de Paula, Serra Gaúcha. É filha do meio de um casal de missionários. Passou sua infância e adolescência mudando com frequência de escolas e cidades, chegando a morar dois anos e meio no exterior. Essas constantes mudanças fizeram com que extraísse o melhor de tudo o que via, e dessa forma alimentava o grande sonho de se tornar escritora. De natureza apaixonada, começou a escrever desde muito nova e não parou mais... Atualmente mora no interior da cidade onde nasceu, com o marido John Lennon, e é mãe do pequeno Juan Pablo. Tem como cenário inspirador, as maravilhas da Serra, de um lado os Cânions de Cambará do Sul, do outro, as cidades encantadoras de Gramado e Canela, e às vezes, como benção da natureza, a neve.

Outras informações:
Compare o preço: Buscapé.
Editora: Giz.
História: 4/5.
Narrativa: 5/5.