terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A casa de Hades.

Olá minhas lindas! Hoje é dia de resenha nova. :D

Resenha A casa de Hades Rick Riordan Ilusões Escritas

A casa de Hades Rick Riordan Os heróis do Olimpo Resenha Ilusões Escritas
Hazel, Piper, Leo, Jason, Frank e Nico continuam à bordo do Argo II enquanto pensam em formas de resgatar Annabeth e Percy que caíram no Tártaro com vida, fechar as Portas da Morte, impedir a guerra entre o Acampamento Meio-Sangue e o Acampamento Júpiter, vencer Gaia e sobreviver a todos os perigos que encontrarem pelo caminho.
Não é uma missão nada fácil, porém esses semideuses já provaram que são duros na queda, não é?
O que os atrapalha, além da habitual falta de sorte e os monstros assassinos que os perseguem, é o fato dos amigos estarem nas profundezas do Tártaro, completamente sozinhos. E para resgatar Percy e Annabeth, é necessário que todos encontrem as Portas da Morte.
Em um mesmo instante, é preciso que Hazel, Leo, Frank, Jason, Nico, Piper, Annabeth e Percy se reúnam naquela porta por onde todos os monstros retornam do Mundo Inferior... Só resta saber se eles vão resistir aos perigos e se o cronômetro vai colaborar...

- A gente vai descobrir uma maneira de deter Gaia - disse Hazel - E vamos regatar os nossos amigos do Tártaro. Manteremos a tripulação e o navio unidos e impediremos que o Acampamento Júpiter e o Acampamento Meio-Sangue entrem em guerra. Faremos tudo. (Pág 28).



Estava com muito medo de ler este livro. Quando Percy e Annabeth caíram no Tártaro, levaram junto a minha já frágil confiança no autor. Só de olhar o livro, já sentia o estômago revirar. Morria de medo de descobrir o que estava acontecendo com meus personagens favoritos e nem sei como consegui começar essa leitura. O fato é que depois de começar, não dava mais para parar. A cada página, uma nova aventura, um novo desafio e um perigo ainda maior. Todos os personagens reagiam de acordo com suas situações e seus históricos e, principalmente, cresciam diante dos meus olhos. Uma coisa linda!

Então o ar era ácido. A água era infelicidade. O chão era vidro quebrado. Tudo ali era feito para machucar e matar. (Pág 36).

Ao contrário do que aconteceu nos livros anteriores, onde Hazel e Piper se mostraram personagens abaixo do nível do Tio Rick, em A casa de Hades, não tenho do que reclamar de nenhuma das duas. Tenho até a agradecer por Hazel ter se mostrado tão inteligente, intuitiva, determinada e incrível. Foi sua melhor atuação até o momento. Ela só não consegue ser páreo para meus eternos queridinhos, Percy e Leo. Os dois também enfrentaram batalhas absurdas e reagiram das melhores maneiras: totalmente coerente com suas personalidades e nunca deixando o humor se perder. Rir da própria situação, por pior que ela seja, é o que faz esses dois serem tão perfeitos.

Uau! Já estava até pensando na guerra contra Cronos como os bons tempos... Isso era triste. Mantinha as esperanças de que as coisas fossem melhorar para ele e Annabeth, mas a vida de ambos só ficava cada vez mais perigosa, como se as Três Parcas estivessem lá em cima fiando o seu futuro com arame farpado em vez de fios só para ver quanto dos semideuses podiam aguentar. (Pág 83).

E foi mais ou menos isso que me conquistou de verdade neste livro, o fato de que os personagens foram colocados em situações conflitantes onde tiveram que tomar decisões difíceis que influenciaram seu crescimento e amadurecimento. Claro que eles estão crescendo desde o primeiro livro, mas neste aqui... Foi quando todos ou quase ficaram cara a cara com momentos decisivos que os mudaram. Segredos foram revelados, medos, inseguranças... Aqui cada um precisou provar, mais de uma vez, seu valor dentro e fora da missão. Como herois, semideuses ou humanos desvinculados de profecias malucas. 

Todos os grandes guerreiros têm medo. Só os idiotas e os loucos não o sentem. (Pág 126).

A narrativa continua em terceira pessoa e sendo dividida entre os personagens. São quatro capítulos seguidos para cada um e o autor conseguiu fazer com que eu soubesse exatamente o que estava acontecendo, ou prestes a acontecer, em todos os cenários em que a trama se passava, simultaneamente. Isso quase me fez ter algumas síncopes, mas me motivou a não desgrudar do livro. Minha única ressalva é com relação a revisão, pois encontrei bastante erros, principalmente na segunda metade do livro. Uma pena, pois a história é maravilhosa, a narrativa é encantadora e o autor trabalhou muitos temas complexos de forma tão juvenil que não tem como não amar.

Precisava encarar o fato de que não podia proteger todo mundo que amava. Não podia resolver todos os problemas. (Pág 435).

Sobre o autor:

Rick Riordan nasceu em 1964, em San Antonio, Texas, Estados Unidos, onde mora com a mulher e dois filhos. Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco. Além da série Percy Jackson e os Olimpianos, publicou a premiada série de mistério para adultos Tres Navarre.

Outras obras da série Os herois do Olimpo:


        

Outras informações:
Compare o preço: Buscapé.
Título: A casa de Hades.
Autor: Rick Riordan.
Editora: Intrínseca.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.