sábado, 7 de novembro de 2015

Eu te darei o sol.

Estava super animada para postar essa resenha, então não vou falar mais nada. Vamos logo ver o que achei de Eu te darei o sol?




Jude e Noah são irmãos gêmeos que descobriram desde cedo que seria preciso que disputassem as coisas e pessoas entre si.
O amor da mãe, a atenção do pai, a companhia do novo vizinho, o prestígio pelas suas obras de arte, a vaga na escola de arte... Tudo era disputado por esses dois.
Então uma tragédia aconteceu e abalou ambos, igualmente. Desde então, cada um seguiu o seu caminho, cada vez mais distante do outro.
Noah e Jude mentem, traem, complicam suas próprias vidas e guardam segredos quase até de si mesmos, sem se dar conta do quanto estão se prejudicando com esta atitude...


[...] a pior coisa que podia ter acontecido a Noah aconteceu. Ele se tornou uma pessoa normal. Ele tem todos os parafusos no lugar. (Pág 62).

Se alguém aqui não se lembra, Jandy Nelson, autora de Eu te darei o sol, é a mesma pessoa maravilhosa por trás de O céu está em todo lugar, livro mais que perfeito lançado em terras tupiniquins em 2011, também pela Editora Novo Conceito. Isso, por si só, já é um argumento super válido para que vocês corram para a livraria mais próxima em busca de um exemplar de Eu te darei o sol, mas caso precisem de mais algum - coisa que eu não entendo como pode acontecer, mas duto bem - eis ele aqui: te garanto que Noah e Jude vão te mostrar uma belíssima história sobre amor, perdão, ciúmes, recomeços, mentiras e família. Ou seja, uma lição de vida disfarçada de ficção adolescente.

- Você acredita nisso? Em segundas chances? Na vida, quero dizer. [...] Porque, para mim, viver é perceber que se está no trem errado indo na direção errada, sem que se possa fazer nada quanto a isso. (Pág 306).

Jude e Noah são irmãos gêmeos adolescentes que não podiam ser mais diferentes. E vocês não tem noção do quanto isso alavanca a história! Enquanto Jude é uma supersticiosa chata e cansativa - ao menos durante o começo do livro - Noah, com seu jeitinho complicado, excêntrico e intenso, consegue te cativar de uma forma tão absurda, que fica difícil aceitar que ele não pode narrar o tempo inteiro. Os capítulos narrados por ele são, inegavelmente, os melhores de todos, independente do quanto sua irmã melhore com o virar das páginas e o passar dos anos - pois o livro é narrado em tempos diferentes de acordo com o personagem. Noah geralmente narra sobre o passado, sua infância. Jude vive o presente, já uma adolescente. E você, leitor, tem o prazer de entender e ver os dois lados, você realmente vê quando a coisa começou a desandar entre eles. 

Queria não ter feito várias coisas que fiz naquela época. (Pág 156).

Esses irmãos foram marcados por mentiras e traições, porém cada um reagiu de uma forma e acabaram criando uma relação difícil e conturbada não apenas entre eles, mas com todos que os cercam, por isso a vida deles é tão árdua. Sim, deu vontade de abraçar e proteger os personagens, principalmente o Noah, que é o mais intenso, aquele que sente as pancadas com mais força e por isso sofre tanto. Mas não pensem que a autora se deixa ser melodramática. Ela lida com os conflitos com tanta destreza que você sente o coração apertar e no segundo seguinte ele dá uma respirada mais leve. Com doses intercaladas de drama, romance e humor, as tramas vão se misturando, a história vai tomando forma, evoluindo e te envolvendo aos poucos e quando você notar já vai estar praticamente preso no emaranhado de mentiras da vida desses irmãos.

O céu está sempre despencando. Sempre. Você vai ver. As pessoas não tem ideia. (Pág 96).

Passei três anos esperando que algo novo da Jandy fosse lançado - qualquer coisa! - e valeu muito a pena, pois quando finalmente aconteceu ela veio só reforçar a ideia que eu já tinha dela: a mulher possui o dom para criar histórias tristes e belas, protagonizadas por adolescentes fortes e apaixonantes. Tive sim meus problemas com a Jude no começo da história, mas até mesmo isso contribuiu para que, ao final, eu entendesse tudo de maneira tão intensa. Apesar de que boa parte dos leitores irão se emocionar com o final - acho - pois foi muito bem construído e pensado. Não me surpreendeu, mas também não deixou pontas soltas. Por isso eu acredito que Jandy Nelson pode não ser uma daquelas autoras que escrevem um livro novo por mês, porém faz com que você queira que ela seja. :p
Estávamos todos nos aproximando em rota de colisão, de qualquer jeito. Talvez algumas pessoas simplesmente tenham sido feitas para estar na mesma história. (Pág 371).

Sobre a autora:

Jandy Nelson mora em São Francisco, e lá, assim como Lennie, divide seu tempo entre cuidar das árvores e correr livremente pelo parque. Jandy é uma agente literária, poetisa com livros publicados, e acadêmica eterna. Formada pelas universidades de Brown, Cornell e Vermont. É uma pessoa supersticiosa e uma romântica dedicada, loucamente apaixonada pela Califórina, e pela forma como esse estado continua firme na ponta de um continente. O céu está em todo lugar é seu primeiro romance.

Outra obra dela:

O céu está em todo lugar.

Outras informações:
Compare o preço: Buscapé.
Título: Eu te darei o sol.
Autora: Jandy Nelson.
Editora: Novo Conceito.
História: 4/5.
Narrativa: 5/5.