terça-feira, 13 de outubro de 2015

Para todos os garotos que já amei.

Pensaram que eu tinha abandonado o blog novamente? Não aconteceu!
Consegui mais um tempinho, então corri aqui para postar essa resenha nova. :D




Lara Jean é a irmã do meio e estava bem habituada a isso, mas Margot - sua irmã mais velha e quem faz o papel de mãe da família - está saindo de casa para cursar a faculdade em outro país. Com isso, Lara Jean se vê forçada a ser uma irmã mais velha respeitável, afinal Kitty - a mais nova - precisa disso.
Lara não teve muitos relacionamentos, mas ao final de cada um deles escreveu uma carta de desabafo, uma espécie de despedida para aquela fase de sua vida. Essas cartas são apenas para ela, não deveriam ser lidas por mais ninguém.
Até que elas, misteriosamente, foram enviadas para seus remetentes, sem que ela soubesse. Entre esses garotos se encontra Josh, ex-namorado de Margot - os dois só terminaram por conta da faculdade dela ser tão longe.
Desesperada com a ideia de Margot descobrir que ela já se apaixonou - será mesmo que já passou? - por seu namorado e cercada pela confusão causada pelas demais cartas, Lara Jean de repente se vê como a namorada de Peter - outro garoto que recebeu sua carta - e isso também não é legal.
No passado Lara Jean não deu certo nem com Josh nem com Peter. O presente é diferente. E o melhor é que o destino decidiu brincar com esses três, abrindo possibilidades para um futuro totalmente inacreditável!

Acho que vou desmaiar. Acho que vou desmaiar de verdade. Que eu desmaie agora, porque, se eu desmaiar, não vou mais estar aqui, neste momento. Vai ser como nos filmes, quando a mocinha desmaia por causa do choque e toda a briga acontece enquanto ela está apagada, e ela acorda em uma cama de hospital com um hematoma ou dois, mas perdeu toda a parte ruim. Eu queria que a minha vida fosse assim, e não esse pesadelo. (Pág 64).

Eu já tinha lido inúmeros elogios sobre as obras da Jenny Han e só tinha tido contato com sua escrita uma vez, em um livro escrito em parceria com outra autora. Foi legal, não surpreendente ou maravilhoso. Então "Para todos os garotos que já amei" foi lançado e eu comecei a pirar no instante em que coloquei os olhos na capa. Quando li a sinopse só conseguia pensar "Necessito". Comprei e fiquei "Vai ser o próximo". Então li e agora estou "Cadê a continuação?!". É, estou entrando em desespero para saber os rumos que a história de Lara Jean vai tomar, os caminhos que ela ainda vai percorrer e, principalmente, o desfecho que aquecer meu coração (espero) assim como aconteceu várias vezes durante este primeiro livro.

Se as pessoas a conhecessem, amariam você. (Pág 201)

Lara Jean é uma protagonista muito peculiar. Por, repentinamente, se ver como a irmã mais velha que supostamente deveria ser responsável e agir com maturidade, ela começa a surtar internamente. Passa por um conflito muito grande neste quesito, pois apesar de ter perdido a mãe quando era bem nova, sempre teve Margot tomando as decisões e organizando as coisas. Quando isso cai em suas mãos ela também está tentando lidar com o estrago causado pelo envio das suas cartas secretas. Seus sentimentos mais profundos estão andando por aí em bolsos de calças jeans alheias e podem, a qualquer momento, saltar e se mostrar para o resto do mundo. É muita coisa para que ela administre simultaneamente e em suas tentativas ela vai se metendo cada vez mais em confusões, principalmente emocionais.

Como posso saber o que é real e o que não é? Parece que sou a única que não sabe a diferença. (Pág 232)

Lara tem uma irmã mais velha um pouco controladora (Margot) e uma irmã mais nova que é totalmente impagável (Kitty) de tão inteligente, divertida e respondona (além disso, Kitty tem um papel muito importante no livro todo). E claro que existem os garotos que ela já amou. Não vou falar sobre todos, apenas de Josh e Peter. Josh era o namorado de Margot (então não preciso explicar porque não deu certo) e Peter é simplesmente o Peter (o que também dispensa explicações). Neste momento eu até pensei que o livro fosse acabar virando um triângulo amoroso e fosse me cansar. Não aconteceu. O triângulo existe, mas não é, nem de longe, o foco. E já deixo aqui avisado que vocês não podem sequer pensar em gostar do Peter, pois ele é totalmente meu. Isso é inquestionável.

Meu coração está se partindo, mas continuo sorrindo. (Pág 255)

É uma história totalmente adolescente e por isso tem drama, fofocas, intrigas, inveja, ciúmes, gente popular, gente invisível e complicações familiares. Mas também é muito intensa e realista pois trata de crescimento, perdas e responsabilidades. É narrado com muita sutileza e fluidez sempre pelo ponto de vista da Lara e em capítulos curtos e bem revisados. Diversas vezes senti o coração apertar, em outras eu sorria como uma boba (é muito fofo!) e faltando menos de cem páginas para acabar eu estava dividida entre ler como se não houvesse amanhã ou guardar o livro e enrolar ao máximo para me despedir desses personagens, mesmo que temporariamente. "Para todos os garotos que já amei" é um livro maravilhoso por seus detalhes e apaixonante por sua história. Amei, recomendo e quero mais. Muito mais. Rápido. Agora.

Muitas pessoas são bonitas. Isso não as torna interessantes, intrigantes ou legais. (Pág 67).

Sobre a autora:


JENNY HAN nasceu na Virgínia, Estados Unidos, e cursou mestrado em escrita criativa pela New School. Sabe fazer um brownie perfeito, é ótima em inventar apelidos e tem paixão por livros de receitas. Sua série de TV preferida é Buffy – a caça-vampiros. Mora no Brooklyn, em Nova York.

Outras informações:
Compare o preço: Buscapé.
Título: Para todos os garotos que já amei.
Autora: Jenny Han.
Editora: Intrínseca.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.