domingo, 26 de julho de 2015

Nacionais #1.

Ontem, no Dia Nacional do Escritor, postei aqui no blog um agradecimento aos autores e hoje, aproveitando o clima, decidi falar um pouquinho sobre a Literatura Nacional... :p

Semana passada estive no evento regional de SP da Semana do Livro Nacional e estar ali, rodeada de tanta gente linda e inteligente, me fez pensar no quanto deixamos passar livros incríveis por simplesmente não saber de sua existência.

Estranhamente, não faz muito tempo que fui questionada sobre conhecer algum escritor nacional de livros eróticos. Sim, eu comecei a listar autores para a pessoa. E depois fiquei pensando "É sério?! São tantos autores... Como assim ela não conhece nenhum?!". O episódio se repetiu algum tempo depois, mas desta vez com livros de fantasia.

Então eu percebi que muita gente ainda não entendeu que a Literatura Nacional Contemporânea fala de tudo, tudo mesmo. As pessoas conhecem a Paula Pimenta, a Carina Rissi e o André Vianco, então sabem dos livros juvenis, dos chick-lits e dos terror/mistério. Mas e fantasia, o romance, o drama, o erótico? Muita gente desconhece autores nacionais que abordam esses temas.

Pensando nisto, decidi fazer um post sobre obras que já li e falam sobre os mais diversos temas. Sou uma tristeza para classificar os livros em "ficção", "romance", "distopia" etc. então nem me arrisquei a fazer isso e decidi "separar" os livros de acordo com o que eles falam e me limitei aos livros que já li, independente de ter gostado ou não.

Pode ser que conheçam todos os livros (e eu vou ficar nas nuvens com isso!), mas também pode aparecer por aqui alguma capa desconhecida, então você vai ter a oportunidade de anotar o nome e sair pesquisando como eu.

Estou pensando em fazer posts assim com certa frequência, cada vez dando enfoque para quatro "divisões" e pode ser que alguns livros se repitam, pois se encaixam em mais de uma delas. A ideia é simplesmente divulgar os livros nacionais e provar que eles falam sobre tudo. Vamos ver este primeiro post?



* Clique no título do livro para mais informações sobre ele.

Romance
Considerei como romance aqueles livros que apesar de terem mais do que apenas o casal, possuem foco maior no relacionamento dos protagonistas e trabalham o desenvolvimento dessa relação.













Ciência e tecnologia.
Aqui estão livros que, de alguma forma, possuem a ciência ou a tecnologia como um de seus pontos principais. Basicamente o "problema" a ser solucionado é consequência de alta tecnologia ou algum experimento científico maluco.













Policial
Os livos abaixo não são necessariamente aqueles em que o protagonista é policial. Selecionei aqueles em que, em algum momento, a policia acaba se envolvendo na situação problema.













Jovem
Aqui estão livros que, geralmente, se passam na época da escola. São histórias leves e divertidas que falam sobre primeiro amor, vida escolar e muitos micos.