terça-feira, 30 de junho de 2015

A mais pura verdade.

Vamos para a última resenha do mês?





Mark é uma criança. Uma criança que tem um cachorro. Uma criança que tem família e uma melhor amiga. Uma criança que tem um sonho. Uma criança que está doente.
E, certo dia, ele decide que, doente ou não, vai realizar seu sonho.
Então deixa sua família e sua melhor amiga, Jessie, para trás e foge.
Levando seu cachorro Beau, sua máquina fotográfica, caderno, caneta, remédios e seu sonho, Mark vai tentar fazer algo grandioso, nem que esta seja sua última viagem...




Isto é uma coisa que eu não entendo: por que as pessoas gostam de levar consigo uma coisa que as faz lembrar que suas vidas estão indo embora. (Pág 11).
Eu gosto muito de livros do gênero Sick-lit. Não sei, acho que existe algo a mais em personagens com algum distúrbio mental/físico ou donte. São personagens mais humanos, intensos, críticos, reflexivos e possuidores de uma visão de mundo totalmente ímpar. Eu choro e sorrio com eles na maior facilidade e constantemente venho a me apaixonar perdidamente por suas histórias, colocando-os entre meus livros favoritos. E A mais pura verdade é deste gênero, portanto... Sim, novamente me deixei levar por uma história protagonizada por alguém especial. E foi uma boa leitura. Não uma das minhas melhores viagens à este universo, mas ainda assim um passeio prazeroso. E com um final bastante aberto para reflexões sobre ser heroi ou não e se isso realmente importa (e para quem?).

Mark é um protagonista inteligente, corajoso, amável e cativante. Ele me conquistou nas primeiras páginas, mas entendê-lo verdadeiramente só foi possível muitas páginas adiante, quando algumas explicações apareceram, sanando questionamentos importantes. Mas ainda assim eu o entendia e, por algum motivo, não conseguia me conectar a ele. Compreendia seus sentimentos e pensamentos, mas não compartilhava nada daquilo. Senti como se estivesse assistindo tudo de longe. Enquanto para ele tudo era gritaria, em mim chegavam apenas ecos tristes e fracos. Gostei de sua história e de sua personalidade, porém não me envolvi com nenhuma delas e isso me desanimou um pouco, pois gosto de me sentir dentro da história e não foi o que aconteceu desta vez.

A narrativa é rápida e feita por Mark e pela Jessie (sua melhor amiga, uma personagem pouco explorada durante todo o livro, assim como todos os outros personagens, que acabaram em segundo plano, totalmente esquecidos), em capítulos intercalados que vão mostrando tanto o progresso da viagem dele quanto a procura realizada por seus pais. E o legal é que esses capítulos são curtos, bem revisados e que mostram a quilometragem restante da missão de Mark e Beau. Na verdade, a editora está de parabéns com relação à revisão e diagramação do livro. As páginas que separam os capítulos possui a ilustração da capa (que é cheia de significados) e a fonte difere entre os capítulos narrados por Mark ou Jessie. Um show à parte.

Durante toda a obra, encontrei algumas passagens reflexivas, porém esperava encontrá-las em número maior. E isso me fez pensar (e chegar à conclusão) que o livro é realmente bom, no entanto não é um daqueles que, em cada frase, "sacodem" o leitor. É um sick-lit mais brando, fofo e ideal para quem está começando a se aventurar pelo gênero, mas para quem (como eu) gosta de cada vez mais intensidade, drama e reflexão, pode não agradar tanto. Então, não, não foi um dos melhores livros que já li, mas sim, eu o recomendo, pois possui uma história doce e cativante, personagens fortes e agradáveis (e aqui eu incluo o fofo do Beau, mesmo que eu, na verdade, não goste de cachorros) e um desfecho emocionante que vai te colocar para refletir um pouco sobre objetivos, metas, sonhos e realizações.
De vez em quando, mesmo as respostas certas parecem erradas, se você não gosta da pergunta. Essa é a mais pura verdade. (Pág 146).
Sobre o autor:

Dan Gemeinhart vive em uma cidadezinha bem no meio do estado de Washington com a esposa e as três filhas. Ele tem a sorte de ser professor e bibliotecário em uma escola primária, onde pode falar sobre livros incríveis para crianças incríveis. Dan adora acampar, cozinhar e viajar.

Outras informações:
Compare o preço: Buscapé.
Autor: Dan Gemeinhart.
Editora: Novo Conceito.
História: 4/5.
Narrativa: 4/5.