quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Simples perfeição.

Falei deste livro no último "Li até a página 100 e..." e decidi já postar logo a resenha dele, então vamos ver o que achei da obra?

Woods e Della possuem uma relação complicada.
Enfrentaram muita coisa para ficarem juntos e quando parece que as coisas estão finalmente se ajeitando entre eles, novamente é preciso repensar as escolhas feitas.
Della acredita estar se transformando em um peso para Woods, crente de que ele estaria melhor se pudesse lidar com os seus próprios problemas sem precisar se preocupar com ela, se ela está bem ou não. E Woods sabe que as coisas entre eles são difíceis, mas faz de tudo para que ela esteja sempre bem e segura.
Mas será que isso é o necessário? Será que eles conseguem ficar juntos apesar de tudo? Ou se separar é o melhor?

OK, antes mesmo de iniciar a leitura de Simples perfeição, eu já temia uma grande decepção. Não escondi isso de ninguém. Levando em conta meu histórico com a autora (o de cair de amores pelo primeiro livro e depois detestar os demais), o medo era grande. Mas no fundo, como sempre acontece, eu guardava uma pontinha de esperança. Esperança de que a continuação da história de Della e Woods fosse linda, que me envolvesse e estivesse à altura do primeiro livro. Esperança de que meu medo se mostrasse desnecessário. Ah... Como Abbi Glines pisou e sambou em minha pequena esperança! Sem o mínimo de dó a autora conseguiu aniquilar o sentimento e me deixar deprimida e revoltada ao extremo.

A narrativa da autora continua dinâmica e rápida, porém nem mesmo isso fez com que a história se tornasse tragável. No começo do livro eu só conseguia ler três páginas antes de me irritar e querer abandoná-lo. Li outros dois livros antes de finalmente conseguir chegar na página 100 deste. Estava lendo em doses homeopáticas até que decidi ler tudo de uma vez, custasse o que custasse. Certo, acho que isso foi o melhor a ser feito. A história até começou a melhorar, senti que as coisas estavam começando a entrar nos eixos e até dei alguns sorrisos, sentindo novamente a esperança florescer. Só que não demorou para as coisas descarrilharem novamente e minha paciência com a Della acabar. Continuei lendo por ser teimosa e acreditar que Woods era capaz de fazer as coisas melhorarem. Ele foi o responsável por eu ter terminado. De certa forma eu não queria deixá-lo sozinho para lidar com toda aquela palhaçada. Tentava enviar forças para ele, fazê-lo perceber que não tinha sido abandonado na lama. Ilógico, eu sei. Mas o livro inteiro é bem ilógico, então tudo bem.

Na verdade nesta continuação eu não encontrei nada significativo para os personagens. As novas informações sobre a vida de todos eles foram ridículas e desnecessárias. As descobertas da vida de Della foram, para mim, apenas uma tentativa frustrada de "normalizar" a garota e para isso a autora fez uso de uma tática já conhecida por ela e que me estressa muito: dramas e mentiras familiares, ramificações sem sentido e explicações fracas. Sem contar que no começo do livro Della está simplesmente insuportável. Chorona e achando que é a pessoa mais desprezível do mundo, ela passa páginas e mais páginas apenas pensando em como é um "fardo" para Woods. Sério? Mais uma vez? A mesma palhaçada que a Blaire fez nos livros de "Sem limites"? Cadê a originalidade da autora? Não acredito que ela realmente quis repetir a fórmula! Abbi Glines tem uma mente brilhante, eu sei que tem. Ela criou dois inícios de histórias divinas (Blarie/Rush e Della/Woods). Não sei o que aconteceu para que ela afundasse as duas.

Mas o fato é que ela afundou. Para mim, afundou e ainda riu da minha cara de desespero. Sinto que fui enganada pela autora. Li um livro que não acrescentou nada à história dos protagonistas e ainda acabou com a imagem que eu tinha de outros três personagens. Gostava demais desses três, mas um deles fez algo imperdoável, outro mostrou uma outra parte de si que me desagradou e por último teve o que me deixou ainda mais apaixonada e, acreditem, isso é muito triste. Parece confuso, mas creio que quem já leu vá entender melhor. Eu simplesmente passei as últimas páginas sussurrando "Por quê?" de forma descontrolada. Tentei entender, juro que tentei. Mas não consegui. O final (não exatamente o dos protagonistas) foi ridículo, doloroso e revoltante. E o desfecho dos protagonistas... Desde o primeiro livro estava na cara o que aconteceria! Não precisava de toda essa enrolação de quase 200 páginas. Não gostei, achei o livro desnecessário e estou vivendo uma relação de amor e ódio com a autora, novamente.
O jogo ainda não acabou. (Pág 78).
Sobre a autora:

Abbi Glines nasceu em Birmingham, Alabama. Morou na pequena cidade de Sumiton até os 18 anos, quando seguiu o namorado do colégio até a costa. Atualmente os dois moram com seus três filhos em Fairhope, Alabama.

Outras obras dela:

Sem limites:

Perfeição:

Outras informações:
Compare o preço: Buscapé.
Autora: Abbi Glines.
Editora: Arqueiro.
História: 1/5.
Narrativa: 3/5.