sábado, 21 de fevereiro de 2015

Jogos Vorazes.

Que tal resenha nova para o final de semana?

Jogos Vorazes Livro Editora Rocco
Em Panem, uma nação futurista localizada onde hoje se encontra a América do Norte, todos os anos a Capital sorteia dois jovens de cada um dos 12 distritos (uma espécie de Estado) e os coloca nos Jogos Vorazes.
Este Jogos Vorazes, na verdade, é um confinamento com todos os participantes onde só pode haver um vencedor e vence aquele que conseguir sobreviver, ou seja, dos 24 jovens que entram, apenas 1 saí vivo.
E Prim, de apenas 12 anos, foi sorteada para ser uma das participantes, porém assim que seu nome foi chamado, outra garota se voluntariou para ir em seu lugar: Katniss, irmã mais velha de Prim.
Ao lado de Peeta, o outro sorteado, Katniss vai para o Jogo, sabendo que sua vida irá mudar caso ganhe, e acabar caso perca, porém vencer não depende apenas de determinação...
Logo que Jogos Vorazes foi lançado, fiquei eufórica, porém com o passar do tempo acabei perdendo o interesse e só o li agora porque minha amiga quer que eu assista "A Esperança" com ela e gosto de ler antes de assistir. Minha opinião? É bom. Muito bom, na verdade, porém não é perfeito. Sua ideia inicial é muito boa, seu desenvolvimento é notável, a autora conseguiu manter o ritmo do início ao fim (o que anda sendo meio raro ultimamente) e a narrativa é direta e objetiva, do jeito que eu gosto, porém achei que a autora pecou ao criar seus personagens.

Começando por Katniss, a protagonista perfeita, passamos por personagens secundários esquecidos e chegamos à uma sociedade... Aloprada? Ridícula? Absurda? Surreal demais? Não sei... O fato é que a sociedade como um todo me irritou com seus gestos exuberantes, gostos extravagantes, vestimentas e costumes infantis e pensamento raso. Somente Gale, com seus gestos e falas simples, doces e revolucionários, me agradou, porém ele se enquadra entre os personagens esquecidos, pois sua participação é mínima durante toda a obra, o que é um desperdício, se querem saber. E então temos a protagonista perfeita que me irritou justamente por ser perfeita demais. Não gosto ou aceito heroínas natas, que simplesmente fazem tudo certo o tempo inteiro e quase que por mágica sabem todas as respostas. Gosto de vê-las quebrar a cara, aprender com seus erros e dar a volta por cima. Qual a graça em acompanhar alguém que faz tudo certo o tempo todo?! :X

Dito isto vamos para a parte boa do livro: seu enredo. Depois do pontapé inicial, Suzanne Collins tinha em suas mãos um leque absurdamente grande (e bom) de opções para desenvolver a história de Katniss e fez um ótimo trabalho nisso, construindo cenários realistas e fáceis de recriar no pensamento (consegui entender muito bem cada um dos espaços citados), fez uso de armas e estratégias inteligentes, colocou vários obstáculos pelo caminho sem deixar as coisas se atropelarem ou saírem de controle, não polpou o leitor de acompanhar mortes trágicas, acrescentou uma certa dose de carnificina e amarrou tudo isso com uma história de amor literalmente forçada (ok, isso também não me agradou muito, mas foi mais aceitável do que os personagens não desenvolvidos) entre Katniss e Peeta, outro personagem que me desagradou. Ele é simplesmente sonso. Muito sonso! Aff, sua apatia me deu nos nervos.

Enfim... Com uma história muito boa, um final inteligente, uma protagonista irreal e uma sociedade para lá de ridícula, Jogos Vorazes me agradou bastante, criou uma base interessante para suas continuações e mostrou que a autora é, basicamente, uma assassina em série, porém não conseguiu se colocar entre minhas distopias preferidas. Não sei ainda quando vou ler sua continuação, ou se farei isso (pois já sei alguns spoilers sobre o final da trilogia e eles me desagradaram bastante, pois parece-me que após concluir o primeiro livro a autora decidiu trilhar caminhos diferentes dos meus gostos e não sei se estou interessada em ler isso acontecendo). Mas recomendo a leitura desta primeira obra, pois apesar dos detalhes, no geral é bem tensa e cheia de reviravoltas e você muito provavelmente vai gostar de ao menos algum detalhe do livro e sentir sua pressão arterial indo para o espaço enquanto Katniss está nos jogos. :p

- Feliz Jogos Vorazes! E que a sorte esteja sempre a seu favor! (Pág 26).

Trailer da adaptação:




Sobre a autora:



Filha de um oficial da Força Aérea dos EUA, Suzanne Collins nasceu em 10 de agosto de 1962, em Hartford, capital do estado norte-americano de Connecticut. Iniciou sua carreira em 1991, escrevendo roteiros de programas infantis, em especial para o canal de TV Nickelodeon.
Inspirada em cenas da Guerra do Iraque e de pessoas competindo num reality show que vira na TV, Collins criou a trilogia Jogos Vorazes, best-seller juvenil traduzida para dezenas de países. O fato de seu pai ter lutado no Vietnã descortinou seu olhar sobre fome, pobreza e os efeitos da guerra. Relendo o mito grego de Teseu, a saga futurista e distópica concebida pela premiada autora critica o sensacionalismo, o desperdício e a violência.

Outras obras dela:

Em chamas.
A esperança.

Outras informações:
Compare o preço: Buscapé.
Título: Jogos Vorazes.
Autora: Suzanne Collins.
Editora: Rocco.
História: 4/5.
Narrativa: 4/5.