sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Manhã de núpcias.

Quase uma semana depois eu apareci, não é? E com mais uma resenha. :D

Que Leo e a Senhorita Marks vivem em pé de guerra, todo mundo sabe. E todos também tem conhecimento de que essas brigas rotineiras sãomais do que pequenos desentendimentos e que os sentimentos entre os dois são grandiosos. Exceto os dois.
Para Marks, Leo é o maior libertino da face da terra e estar perto dele faz querer que um meteoro caia em sua cabeça e com Leo a situação não é diferente. Ele a considera uma solteirona desagradável e mal-humorada.
Porém Leo recebeu uma carta dizendo que se não encontrar uma esposa e gerar um herdeiro dentro de um ano irá perder o título de Lorde Ramsay e a mansão onde sua família mora.
Leo não tinha plano algum de se casar, mas agora decide que fará isso com a Srta Marks, afinal acredita que nunca será capaz de amá-la. Porém ela não está muito inclinada a aceitar a proposta, esconde alguns segredos do passado e o temperamento difícil dos dois pode ser um grande problema...

Que eu sou fã dos livros da Liza não é segredo algum, que eles parecem melhorar a cada volume também já é de conhecimento de vocês e que após concluir Tentação ao pôr-do-sol eu estava em desespero pelo próximo vocês também já sabem, mas duvido que tenham imaginado que esperei demais do livro e que, apesar de ainda ter gostado muito dele, este fugiu à regra e não se mostrou superior ao anterior. É triste, mas seria ainda pior se eu não gostasse dele, então na verdade nem é tão triste assim... Afinal eu gostei. Só não tanto quanto os anteriores.

Logo no começo já temos o empasse do casamento forçado e depois disso as coisas não andam. Cath, que era uma personagem decidida, forte e respondona nos livros anteriores, se mostra frágil, apática e uma grande chata. Esperava que ela fosse manter seu ar intelectual, ignorante e superior que eram suas grandes características e o que me fazia gostar tanto dela. Mas não. Ela mostrou um lado totalmente novo, confuso e dispensável de sua personalidade, sendo compensada apenas pelas aparições, falas e ações magníficas de Leo, personagem que eu já adorava e que agora conquistou um espaço ainda maior em meu coração. De forma autêntica, inteligente e levemente hilária ele conseguiu manter um ritmo leve e agradável do começo ao fim da obra.

A narrativa se divide entre Leo e Cath (Srta Marks), e é óbvio que os momentos narrados por ele são infinitamente mais envolventes, engraçados e cativantes. A narrativa de Cath era rodeada por indecisões e segredos não tão interessantes (sério, eu não estava ficando curiosa sobre esse segredo e sim irritada por ele existir e supostamente ameaçar as coisas). A sensualidade que já é marca registrada da autora, deste vez ficou um pouco em segundo plano e não foi tão bem explorada quanto nos livros anteriores, mas ainda assim consegue ser sutil e agradável, dando apenas um toque especial ao livro e não se tornando o foco da história, que na verdade é o eterno conflito entre os protagonistas e as dificuldades em ficar juntos.

A história de Manhã de núpcias na verdade não parece evoluir muito. Depois de tomada uma decisão por parte de Cat, as coisas finalmente começam a andar, porém até que isso aconteça... É, demorou. Muito mais do que eu esperava ou do que acho aceitável, por isso digo que não foi o melhor livro. A história deste é um tanto parada e um dos personagens protagonistas me irritou, ao contrário dos livros anteriores, onde amei todos do começo ao fim. Mas, sim, eu ainda o recomendo. Por conta de Leo (principalmente), por conta de toda a família Hathaway, do contexto histórico em que a história está inserida e da narrativa doce e levemente sensual de Lisa Kleypas. Não foi o melhor livro da série somente pelos outros terem sido muuuuuuuito bom, porque este também é bom e até falo por aí que amei ele!

Ele olhou para ela com  uma mistura de divertimento cauteloso e excitação crescente. Não podia mais negar que considerava as conversas com Catherine a melhor coisa do mundo. Ou que o melhor de tudo era simplesmente estar perto dela. Criatura fascinante, teimosa, birrenta... bem diferente de seus amores passados. E, em momentos como esse, dona de todo o encanto de um porco-espinho furioso. (Pág 87).
Sobre a autora:
Depois de se formar na Universidade de Wellesley em Ciências Políticas, publicou seu primeiro romance aos vinte e um anos de idade. Em 1985, ela foi nomeada Miss Massachusetts e competiu o Miss America, em Atlantic City. Lisa está casada e tem dois filhos.
Em sua página na web, a autora conta: "Comecei a escrever romances porque sempre amei lê-los. Indiscutivelmente, fui uma nerd durante toda a escola primária e, mesmo "florescendo" na secundária, acredite, a nerd interior ainda estava aqui. Nunca pude imaginar um tempo melhor aproveitado do que lendo um livro, e este amor pela leitura, com o tempo, se traduziu num profundo desejo de escrever um."

Outras obras da autora:
Desejo à meia noite.
Sedução ao amanhecer.
Tentação ao pôr-do-sol.

Outras informações:
Compare o preço: Buscapé.
Título: Manhã de núpcias.
Autora: Lisa Kleypas.
Editora: Arqueiro.
História: 4/5.
Narrativa: 5/5.