quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Ilusões Sobre... #42 Os Mais Abandonados do Skoob


Oieeeeeeeeeeeeeeeee
Pois é, gente, é um Ilusões Sobre triste hoje. É, a realidade pode assustar vocês, bom, pelo menos me assustou. Eu nunca pensei em ver logo aquele livro lá. Aquele primeiro livro. Mas é como é... As pessoas criam uma expectativa que não é comprida tão bem assim e acabam abandonando o livro.


Autor: Markus Zusak

A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.
Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.
A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.
Genteeeeeeeeeeeeeee, Meu Deus. Pois é. Mais de DEZ MIL pessoas abandonaram o livro. E eu tenho minhas suspeitas do motivo: Bom, podem ter visto o filme antes e preferido o filme (sim, tem gente assim no mundo); Podem ter criado uma expectativa que não chegou nem aos pés do que o livro lhes ofereceu na realidade. Sei não. Eu sou aquele tipo de pessoa do contra que não quer realmente ler esse livro... É verdade, eu sinto que é um dos livros que, se eu terminasse, eu não iria ter gostado tanto apesar de saber que a história é muito bem construída. Assim... Eu tenho uma política de não abandonar livro, mas tem alguns que não dá, né?! E quando eu já sei que poderia ser um livro que eu não iria ficar muito animada para ler, eu nem chego perto até a sensação passar.


Título: A Cabana

A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar àquela cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta a cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre. Num mundo em que religião parece tornar-se irrelevante, "A Cabana" invoca a pergunta: "Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?" As respostas encontradas por Mack surpreenderão você e, provavelmente, o transformarão tanto quanto ele.
Perdendo por apenas vinte um abandonos a menos, está A Cabana em segundo lugar. Tá aí um livro que eu sei que não vou ler nunca. Isso porque nada me chama a atenção. Por muito tempo eu já quis, sim, mas isso passou tão estranhamente natural que eu me pergunto hoje porque eu quis ler o livro. A história não me é atrativa e sim, é pelo motivo que estão pensando. Mas, enfim, muita gente começou a ler o livro pra saber o motivo de tanta polêmica e etc, e eu acredito que abandonaram o livro pelo mesmo motivo que eu faria. Eu já li livros que tinham como tema coisas que envolvem Deus e todas as lições que a igreja e a bíblia passam, mas me incomodam muitas coisas nesse meio então prefiro simplesmente passar longe.
Título: O Mundo de Sofia

Cartas anônimas começam a chegar à caixa de correio da menina Sofia. Elas trazem perguntas sobre a existência e o entendimento da realidade. Por meio de um thriller emocionante, Gaarder conta a história da filosofia, dos pré-socráticos aos pós-modernos, de maneira acessível a todas as idades.




Será que vocês vão se surpreender se eu disser que eu nunca ouvi falar desse livro? Pois é, estou me perguntando aqui se eu o leria ou não. Enfim... O livro está em terceira posição com nada mais que oito mil e duzentas e cinco pessoas que o abandonaram. Entretanto, ele tem uma bom classificação - 4.3 estrelas, acho - então vemos como o mundo é realmente divergente. Será que as pessoas criaram uma expectativa que não foi atendida? Será que alguns tem um gosto que não combinou com o livro? O que será que houve? Amanhã, no Globo Repórter. -qqqqq
Título: A Hospedeira

Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.
Me digam... Eu realmente preciso comentar sobre a autora? Não né? Então vamos lá... Eu li A Hospedeira - não lembro se marquei no Skoob - e não me irritou tanto quanto Crepúsculo, ainda assim, não gosto. Fiquei sabendo por alto que o filme é horrível comparado com o livro... Mas não é quase sempre assim? E quem viu o filme e gostou dele, quando foi ler, não curtiu... Gente, é o que acontece nos livros dela. Não sei como ela faz isso, mas a urucubaca saiu errado, fia.!!! Esse aqui está em quarto lugar de abandonos e com pouco mais de seis mil deles.
Autor: Emily Brontë

Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer.
Gente... Meu coração despedaça toda vez que vê essa capa com essa porcaria de sinopse que inventaram no final. Pelo amor de Deus. Eu li isso antes de Bella pensar em começar a ler, dai vem uma mulher doida, enfia o livro na história para dar um gosto literário clássico à personagem para que ela não pareça fútil - ok, aceitável - e dai vem um monte de cabecinha de vento que nunca tinha lido nem quadrinho da Mônica querer debater sobre o livro porque viu uma menção dele?! Por Loki, Odin, Hera, Hades, Zeus, Cambala, Ierarquie, Graath, por todos os serem divinos existentes. O livro é impecável, porém muita gente tem gosto diferente, claro. O problema é que se essas crianças - algumas, ok, não generalizem minha palavras ou rodo a baiana aqui - que pegam o livro simplesmente para serem como sua "Heroína" e o abandonam sem o menor pudor colocaram esse livro ali. Mais de quatro mil abandonos. Que dor no coração. Enfim... É o que é. Façam como quiserem, leiam e abandonem, mas por Perséphone, nem venham debater sobre Heathcliff comigo que eu mato um.
Então, to mais calma, mais relax. Foi difícil chegar aqui. Me surpreendeu muito esta lista de Top do Skoob, muito triste ver alguns livros aqui, porém, melhor abandonados do que esquartejados em resenhas ruins u-u. Só acho.
Comentem sobre os livros que vocês já abandonaram, eu já abandonei Marcada. Falo mesmo.
Beijão pessoal.