sábado, 20 de setembro de 2014

Ilusões aleatórias #4. Sobre mim, por mim e/ou para mim.

Depois de ler Fangirl e dar aquele ataque de criança apaixonada na resenha dele, fiquei pensando sobre como existem autores que são Mais Do Que Favoritos e decidi falar um pouco sobre os meus aqui no blog... Espero que gostem. :D




Existem diversos tipos de autores. Tem os que são bons, os que criam histórias incríveis, aqueles que são os meus favoritos... Mas também existem aqueles que escrevem sobre mim, por mim e/ou para mim. Em meio a tantos livros, tantas páginas, personagens conhecidos e situações, estão aqueles que, se querer, decidiram contar minha vida, ou parte dela, em suas obras, e esses... Bom, são os meus Mais Do Que Favoritos.

Aqueles que fazem meus olhos brilharem e o coração disparar somente por tocar em uma obra assinada por eles.... E apesar de ter vários autores favoritos, os Mais Do Que Favoritos são poucos. Uns 5, no máximo.

A primeira a escrever sobre mim foi Cecelia Ahern, que ao contar a história de Lucy (A vez da minha vida), sem querer acabou jogando na minha cara que, assim como sua protagonista, diversas vezes acabei deixando que coisas "bobas" do cotidiano me machucassem e fossem além, transformando-se em uma bola de neve de dores e ressentimentos, que na verdade só servia para me prender cada vez mais naquele emaranhado de tristeza, sem levar a nenhum lugar. Ela escreveu para mim e sobre mim em A vez da minha vida, mas ainda conseguiu escrever por mim em O livro do amanhã. Usando a protagonista Tamara, a autora conseguiu expressar muito do que senti em determinados momentos da minha vida, mas que não consigo descrever e, de quebra, Tamara ainda me ensinou que tudo passa e que é sim possível sacudir os destroços da vida e levantar linda, poderosa e determinada a não deixar nada cair novamente, mas pronta para se reerguer caso isso aconteça.

Depois de Cecelia, fiquei intrigada e curiosa em saber quando encontraria outra pessoa disposta a falar de mim em seus livros, mas não demorou para que eu encontrasse este ser iluminado: Karen White. A primeira obra que li da Karen (Após a tempestade) foi linda e marcante, mas não maravilhosa, porém seu segundo livro foi inesquecível. Doloroso e belo, apaixonante e revoltante, De volta para casa é, simplesmente, o livro da minha vida. Quase amei e odiei cada palavra pois foi o livro que me colocou cara a cara com todos os meus "defeitos" e me perguntou "E aí, o que você vai fazer agora?". Eu não sabia se amava Cassie ou a odiava afinal cada linha ali parecia ter sido escrita por mim, cada um dos meus sentimentos secretos se encontravam ali, expostos para o mundo conhecer. Foi perturbador e maravilhoso. Sonho em um dia poder olhar para a Karen e dizer "Você escreveu minha biografia não autorizada e me fez te odiar por isso, mas a verdade é que eu te agradeço por cada linha carregada da verdade que eu escondia de mim mesma e por ter me representado em uma protagonista tão maravilhosa quanto a Cassie". Karen conseguiu escrever sobre mim (eu sou a Cassie!), por mim (nunca conseguiria descrever tudo de forma tão ímpar) e para mim (eu precisava ler tudo aquilo).

E não demorou para que isso acontecesse novamente: David Levithan se mostrou um verdadeiro mestre das palavras em Will & Will, livro que escreveu junto com John Green, mas foi me conquistar verdadeiramente em Todo dia, contando várias histórias ao descrever a vida de "A". Com um protagonista um tanto inusitado, David fez questão de usar as palavras de maneira absurdamente doce e sensível, com muita perspicácia e ironia. Sem deixar o bom humor de lado ele tratou de assuntos polêmicos, depressivos e complexos ao retratar o cotidiano de forma tão leve e característica. Certamente David escreveu o livro inteiro para mim e diversos trechos dele por mim. Não acredito que ele tenha escrito algo sobre mim, mas se ele o tivesse feito eu estaria em choque até agora, pois precisaria encontrar uma maneira de o abraçar e declarar todo meu amor por sua escrita. Hoje, ao mesmo tempo em que anseio por novos livros de sua autoria, tenho um certo temor de sair lendo mais alguma coisa minha...

Repararam que até o momento os autores precisaram de duas obras para provarem que escreviam por mim? Pois é, existe uma pessoa que não precisou de segunda obra nenhuma e ela se chama Sarra Manning, a autora de Os adoráveis e criadora de uma das protagonistas mais "Yara" que já encontrei: Jeane. Inicialmente temos apenas uma coisa em comum: somos blogueiras. As semelhanças param por aí. O Adorkable (blog da personagem) é na verdade o meio de vida da Jeane, enquanto o Ilusões Escritas é meu hobby, Jeane é super independente e eu corro para debaixo da saia da minha mãe todas as vezes que posso e por aí vai... Porém enquanto passava as páginas fui percebendo que intimamente eu e ela somos super parecidas: teimosas, irritantes, orgulhosas e difíceis. E eu super entendi todos os pittis que ela deu durante a história, chorei quando ela chorou e sorri quando ela sorriu. Em Os adoráveis, Sarra Manning conseguiu dar tanta vivacidade à sua personagem que tudo que lia parecia meu: feito por mim, sobre mim e para mim. Os adoráveis é um livro todo meu!

E, mais recentemente, quem decidiu que seria muito bom escrever por mim foi a Rainbow Rowell, autora de Eleanor & Park, que me conquistou por sua leveza, sensibilidade e realidade, mas que decidiu destruir minhas defesas com seu segundo livro: Fangirl. A história de Cath é tão incrivelmente perfeita e a minha cara que logo pela sinopse eu já estava dando ataques de ansiedade querendo ler o mais rápido possível e confirmar minhas suspeitas de que Cath era outra personagem muito "Yara". Já li, já confirmei, já amei e acrescentei sua autora na minha listinha de Mais Do Que Favoritos por escrever sobre mim em seu segundo livro e por mim no primeiro. Extremamente sensível, a autora consegue descrever sentimentos que eu acreditava serem indescritíveis, criar personagens tão reais que se transformam em amigos e desenvolver histórias doces, tristes e verdadeiras.

Cecelia, Karen, David, Sarra e Rainbow são os meus Mais Do Que Favoritos, são pessoas maravilhosas que fazem suas palavras me tocarem com uma força ainda maior do que o normal e eu os amo por isso, por fazerem um sorriso aparecer em meu rosto somente ao lembrar de suas obras, de quanto as amo e são importantes para mim, mas agora quero saber se vocês também possuem seus Mais Do Que Favoritos e quem são eles...:3