sábado, 6 de setembro de 2014

Fangirl.

E depois de vários dias sem resenhas novas, eis que apareço por aqui com uma!
Desta vez de um livro que estava doida para pôr as mãos por se tratar de mais uma obra da autora de Eleanor & Park, que eu amei! (Resenha aqui)


Cath e Wrin são gêmeas e sempre dividiram tudo, desde o quarto em casa à paixão pelos livros/filmes de Simon Snow. As duas possuem vários pôsteres, camisetas e tudo o mais que for relacionado à Simon.
Encantadas por todo este universo, Cath até escreve uma fanfic sobre ele, mas não uma fanfic qualquer. "Vá em frente, Simon", obra da Magicath (pseudônimo de Cath) é a fanfic mais famosa e conhecida, com milhares de leitores.
Porém quando as duas saem de casa e dão início à faculdade as coisas ficam diferentes. Wrin decide "crescer", não ser a colega de quarto de Cath (o que resulta em Cath dividindo o quarto com Reagan, uma garota pra lá de estranha e difícil) e deixar o fandom para lá, enquanto Cath, que na verdade só foi para a faculdade para continuar perto da irmã, não quer desapegar de sua fanfic, vive preocupada com o pai que ficou sozinho quando as duas filhas saíram de casa e encontra-se completamente despreparada para enfrentar o mundo sem a irmã o desbravando ao lado. E ainda precisa manter as notas na faculdade e lidar com seus sentimentos conflitantes com relação a Levi, um cara super gente boa que vive aparecendo em seu dormitório.
Na verdade, Cath começa a notar que no processo de crescimento pode vir a se afastar de todo o universo paralelo habitado por fãs. Mas ela não quer isso. Tudo o que deseja é aprender a lidar com todas as novas situações em que se vê a cada dia, sozinha e em um ambiente totalmente novo...

Não tenho noção alguma de como iniciar esta resenha, ou do que dizer em seu desenvolvimento, ou se serei capaz de colocar algum ponto final depois que conseguir organizar meus pensamentos de forma coerente o bastante para escrevê-los. Tudo isso por um motivo muito simples: Fangirl é perfeito. Sim, perfeito mesmo. O tipo de livro que você já começa achando que será bom, afinal a sinopse diz que a protagonista é a sua cara, mas que termina com os olhos marejados e o coração apertado por querer mais. Muito mais. O tipo de livro que não deixa que você aceite que tem final, que te deixa em desespero implorando por alguma continuação, algum conto, algum comentário, alguma coisa. Qualquer coisa! Somente para que você possa dar mais alguma escapadinha para aquele mundo novamente no futuro, pois você não tem a mínima vontade de sair dele no presente, mesmo sabendo que isso é inevitável.

Sim, até eu percebi que estou “vomitando arco-íris” em cada linha, mas é sério, não tem como lembrar de Cath, Levi, Wren, Reagan e todos os outros personagens de Fangirl sem perceber um sorriso escapando e o coração apertando de saudade. Cath, principalmente, é uma personagem complicada, complexada e cheia de dilemas, mas também é muito carismática, sincera e humana. Compartilhei suas dores, fiquei feliz por suas conquistas, compreendi seus temores e tive vontade de abraçá-la e me tornar sua melhor amiga durante toda a leitura, pois sua humanidade e seu realismo são gigantes. Ela passou tanto tempo perdida em palavras, escrevendo fanfics, colecionando coisas e vivendo para Simon Snow, que quando percebe que tem que sair deste "mundo" e começar a viver no mundo real entra em pânico (ela não sabe lidar com as pessoas). Já passei (e ainda passo, eu acho) por isso, então consegui a compreender muito e achei graça em alguma das suas respostas ao mundo real. E sim, eu percebi que estou na mesma posição que Cath: tentando explicar ao mundo os motivos de amar tanto determinados personagens (no caso dela os de Simon Snow), mesmo sabendo que na verdade só entende quem compartilha este sentimento. :p

Cath, na verdade, é uma escritora. Sua fanfic não seria um sucesso tão grande se ela não tivesse talento, não é? E isso é o que ela mais tem, pode-se notar nos seus escritos que temos acesso. Para ela, as palavras são tudo. Escrevendo, criando histórias, ela consegue ser outra pessoa, ser ainda melhor, realizar sonhos, viver outras situações... Escrever é sua vida. Porém, talento não é tudo e ela precisa descobrir uma forma de melhorar, de escrever mais do que fanfics, de encontrar seu caminho como escritora e segui-lo. Vocês têm noção de como isso é lindo e emocionante? Acredito que se não forem escritores ou não tiverem lido Fangirl a resposta seja não. Eu também não tinha ideia de como tudo isso era grandioso, mas Cath me mostrou. Este, na verdade, foi o ponto mais que determinante para que eu caísse de amores pela obra. Acima do crescimento da protagonista em questões sociais, amorosas e familiares, seu desempenho em busca de melhoria em sua escrita foi mágico e merece destaque.

Mas toda essa mágica presente na parte "escritora" de Cath não anula os outros aspectos maravilhosos da obra, como seu relacionamento conturbado com a irmã, seus problemas familiares, suas decepções com outras pessoas, sua convivência com Reagan, a colega de quarto que inicialmente é uma chata mas que na verdade se mostra uma amiga maravilhosa, ou seu relacionamento pé no chão com Levi (nada daquele amor pegajoso, de surtos, melação ou amor à primeira vista). Os dois se relacionam de forma adulta, educada e coerente. Até porque o Levi é um fofo, diga-se de passagem. (Cadê o meu?hahahaha). Sério, eu queria um Levi para mim, afinal ele é uma daquelas pessoas de sorriso fácil, atitudes inteligentes e muito bom humor. Humor esse que marca presença durante todo o livro. Alguns momentos com mais, outros menos (afinal também existe boa dose de drama), mas está sempre presente. A autora conseguiu balancear tudo muito bem. Humor, drama, romance, relações familiares, sonhos, realidade, dores, medos e fandom... Cada aspecto lindamente trabalhado e finalizado à perfeição.

PS: Sabem de outro aspecto muito lindo do livro? Ao final de cada capítulo existe um trecho de algum dos livros de Simon Snow ou da fanfic de Cath, então vamos conhecendo cada vez mais os dois universos.
PS 2: Lembram que em Eleanor e Park eu disse que a revisão não estava muito boa? Pois é, o pessoal da editora se atentou bastante nisso em Fangirl. Nada de erros nesta obra!
PS 3: Percebi que na verdade o que era para ser uma resenha se transformou em uma grande declaração de amor, mas foi o melhor que consegui fazer diante da situação. :D
- Por que escrevemos ficção? - perguntou a professora.
Cath fitou novamente o notebook.
Pra desaparecer. (Pág 27).
Título: Fangirl.
Editora: Novo Século.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.