terça-feira, 16 de setembro de 2014

Encontros & Desencontros.

Não sou muito de ler livros de contos, vocês já devem ter percebido. Lembro apenas de ter lido dois livros do gênero: Formaturas infernais (livro de terror que contém conto de duas autoras que sou fã: Meg Cabot e Stephenie Meyer) e Meu amigo João (de João Anzanello Carrascoza). Nos dois casos aconteceu de amar alguns contos, mas não entender muito bem os outros.
Então vamos saber o que achei deste? :D



Em 9 contos pré selecionados, Rosana Prieto escreve sobre a vida, dores, alegrias, sentimentos, situações, diferentes pessoas, diversas personalidades...
Indo de guerras à desejos infantis, amores impedidos, amizades esquecidas, cotidianos ignorados e sentimentos intensos, as palavras se transformam em um portal para diversas vidas e situações...





Sabem quando você não sabe o que esperar de um livro, mas ele se mostra um daqueles que você se orgulha de sair indicando? Pois é... Apesar de não ser muito de ler livros de contos, gostei muito de Encontros & Desencontros, consegui me conectar com os personagens (não todos, mas a maioria), sentir de verdade cada linha, sorrir com as conquistas e sentir o coração apertar com os momentos tristes... De maneira diferente, eu sempre queria um final feliz para todos os personagens que apareciam pelo caminho, em vários momentos senti vontade de entrar na história e fiquei super interessada em encontrar a Rosana em algum evento por aí de novo para poder dar um abraço nela para agradecer por seus contos. :P

Apesar de ter gostado de todos os contos (bom, teve alguns que não gostei taaaanto assim) preciso destacar 3 deles: "A Guerra", "A Vida" e "Cotidiano". Em "A Guerra" Rosana mostra como o conflito traz muito mais perdas do que geralmente levamos em conta. Sempre falamos sobre como em determinada guerra morreram X mil pessoas, mas nunca consideramos de verdade as consequências dessas mortes: E a família desses indivíduos? Os planos de vida? Os sonhos? As vontades de cada um? Pensamos no conjunto, nunca individualmente, nos danos causados a cada um... Sempre tive complexo com este tema, sempre chorei horrores com livros/filmes que retratam a Segunda Guerra Mundial e com este conto não foi diferente: me tocou profundamente.

Já o conto "A Vida" me tocou por ser simples e atual. No começo fiquei intrigada, mais para o meio fiquei confusa, mas o terminei extremamente comovida. Tenho certeza que meus olhos brilharam para acompanhar o sorriso que aparecia em meu rosto ao ler as últimas linhas deste conto. Simplesmente o amei. Cada palavrinha ali foi usada de maneira ímpar. :D E o conto "Cotidiano" eu gostei tanto por retratar algo tão sem graça (nossa rotina), mas ao mesmo tempo tão importante. Não damos a mínima atenção para nossas atitudes durante todo o dia, toda a semana, todo o mês, todo o ano... Toda a vida. Vivemos buscando algo além, Aquele Emprego, Aquela Formação, Aquele Carro, Aquela Casa... Não nos damos conta que continuamos vivendo enquanto não alcançamos nosso objeto de desejo, que todos os dias, quando abrimos os olhos pela manhã, estamos fazendo algo importante. Sempre pensando no futuro, não vivemos o presente. Mas afinal, qual a graça de nos atentarmos a algo tão corriqueiro quanto nossas atitudes todos os dias? Não temos tempo para isso, nunca!

Hum... Depois de falar sobre esses três contos, que foram os mais especiais de todo o livro, preciso dizer o que achei da obra completa, não é? Pois então... É muito boa. Apesar de ter achado alguns contos incrivelmente melhores do que outros, todos são bons, todos são emocionantes e envolventes. A Rosana escreve muito bem, deu para entender perfeitamente o motivo de um de seus contos ter sido lançado no exterior antes mesmo de ser lançado em terras brasileiras e fiquei com gostinho de quero mais só um pouco chateada com a gramática do livro, que em alguns momentos não está tão boa. Mas a verdade é que eu queria, no mínimo, mais uns dez contos ao estilo de "Cotidiano", que colocassem o leitor contra a parede e jogasse em sua direção diversas questões não resolvidas de sua vida e o obrigasse a refletir sobre o assunto. Recomendo o livro para quem gosta do gênero e, para quem não gosta, acho que é uma ótima oportunidade para dar uma chance a ele...
É o início de um novo dia. Que será que este dia trará de novo? (Pág 24, quote do conto "Cotidiano").
Título: Encontros & Desencontros.
Autora: Rosana Prieto.
Editora: All Print.
Histórias: 4/5.
Narrativa: 4/5.