quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Os solteiros.

Já tem um tempo que terminei a leitura deste livro, mas só consegui terminar sua resenha agora... Então vamos conferir?! :D

Bee é advogada, está para casar e quer ter a melhor e mais perfeita festa de casamento de todos os tempos. O único problema é que seus amigos solteiros parecem dispostos a tornar isso impossível.
Hannah é uma diretora de cinema que ainda não superou um término de namoro (e o ex vai estar presente no casamento), Vicki é depressiva e tem um trabalho tedioso, Rob é irresponsável e ainda não esqueceu que gostava de Hannah no tempo da faculdade, Nancy mantém uma vida dupla e Joe é um tremendo conquistador.
Juntos, os cinco são um problema para Bree antes da cerimônia (afinal ela precisava encontrar lugares para todos eles nas mesas e tomar o cuidado de não colocar ninguém perto de alguém do seu passado) e, ao que tudo indica, durante e após o evento também.
Com esses cinco soltos aleatoriamente durante toda a cerimônia Bree não vai conseguir manter todos eles na linha e muita confusão ainda pode vir a acontecer...

Imaginem um livro com mais de 250 páginas que narre um único evento: um casamento. Dá para ter uma ideia de que, em algum momento, as coisas vão desandar ou o tédio vai dominar tudo, não é? Infelizmente não posso dizer que isso não aconteceu com "Os Solteiros". Boa parte do livro eu dispensaria e, muito provavelmente, o deixaria com menos de 150 páginas, com apenas o básico da história e menos enrolação. E ok, eu concordo que é raro eu já iniciar uma resenha dizendo que achei o livro um tédio, mas realmente precisava desabafar sobre como foi difícil terminar um livro relativamente tão curto.

Eu sei que o título da obra já deixa claro que o foco será nos solteiros da trama e isso até me deixou curiosa em saber como eles seriam abordados, só que a autora fez isso de uma forma que não me agradou. A história começa de uma forma um tanto "preconceituosa", sabem? Como se o fato de uma pessoa ser solteira fosse um problema. Não aceitei esta visão tendenciosa da autora e depois deste primeiro impasse as coisas só foram se complicando ainda mais. Personagens apáticos, situações calamitosas, cenas dispensáveis e narrativa arrastada. Tive muita vontade de abandonar a leitura e só não o fiz por esperar que ao menos o final fosse digno e fizesse meu tempo investido valer a pena. Não valeu.

Foi sim um bom desfecho, mas não tão bom assim. Podia ser melhor, mas agradeço por não ter sido pior. Na verdade, as cenas finais foram as melhores de todo o livro. As únicas que me convenceram e até agradaram. Cheguei até a esboçar alguns sorrisos, coisa que não aconteceu nas páginas anteriores, onde eu geralmente ficava de "cara fechada" ao tentar me localizar na história, entender quem estava narrando naquele momento (os personagens se revezam para narrar os acontecimentos), onde a cena estava se desenvolvendo e em qual momento (os abençoados ficam se lembrando do passado durante boa parte da obra, mas não existe uma introdução para essas viagens no tempo e acabei ficando perdida diversas vezes).

Com certo esforço consegui encontrar uma "solteira" que não me tirou do sério com muita frequência: Hannah. A cineasta, que aparentou ter uma vida razoavelmente normal e foi a responsável pelas melhores (e quase únicas) tiradas interessantes, apresentou um crescimento significativo ao longo da história e conseguiu se destacar entre todos os outros. Cheguei a ansiar pelos capítulos em que ela era a narradora, pois era a única que conseguia fazer as coisas acontecerem de forma mais natural e não me deixava com sono. O livro quase inteiro me deixou com sono, basicamente. Em alguns momentos com mais, outros com menos, mas no geral encontrei em "Os solteiros" uma espécie de sonífero especialmente desenvolvido para mim. Pode ser (e espero que seja) que isso só tenha acontecido comigo, então se vocês sentirem vontade de conhecer a obra mais profundamente, leiam, mas saibam que não é uma que eu vá sair indicando...
Quando era solteira, Bee tinha raiva de noivas que não lhe davam um convite para acompanhante só porque ela não tinha um namorado. Bee prometeu que, quando casasse, mandaria convites para os acompanhantes de todo mundo. Ninguém teria de ir sozinho. (Pág 06).
Título: Os solteiros.
Editora: Novo Conceito.
História: 2/5.
Narrativa: 2/5.