sexta-feira, 7 de março de 2014

O beijo das sombras.

Resenha nova chegando para meus leitores lindos e fofos! *pisca e manda beijo para todo mundo*

Rose Hathaway é uma dampira que deve se tornar uma guardiã e proteger um Moroi dos Strigoi, vampiros imortais e maléficos que atacam os Morois.
No entanto, Rose não quer se tornar guardiã de qualquer Moroi. Ela quer ser a guardiã de Lissa, a princesa Dragomir e sua melhor amiga. Tanto que já arquitetou uma fuga da Escola (onde viviam) e levou Lissa para o mundo real uma vez, tentando protegê-la.
Mas as coisas deram errado e elas acabaram voltando para a Escola agora e chegou a hora de Rose provar que é sim capaz de se tornar uma ótima guardiã e proteger a amiga, reaprender a lidar com a hierarquia ridícula que existe entre os estudantes, se policiar para não sair arrumando confusão em todos os lugares e descobrir quem está tentando complicar cada vez mais a vida de Lissa dentro da Escola com ataques de crueldade.
Como se isso tudo fosse fácil demais, ela tem também que lidar com o seu instrutor russo e lindo, Dimitri, que ficou responsável por não deixá-la aprontar ou planejar uma nova fuga. É muita coisa para uma garota de apenas 17 anos que devia estar aproveitando sua vida com festas e garotos, mas Rose sabe como fazer sua vida de dampira se misturar com a de uma pessoa normal. Ou não?



Já perdi as contas de quantas vezes me indicaram esta série. Em encontros com outros leitores e blogueiros, na Bienal, no Skoob, aqui no blog, no Twitter, no Facebook e onde mais você puder imaginar, eu já recebi indicação de como eu precisava conhecer Rose e, principalmente, Dimitri. Ok, finalmente criei vergonha na cara e comprei o primeiro livro, que nem bem tinha chegado eu já estava lendo, afinal a curiosidade estava lá nas alturas... E o que tenho a dizer agora é: Eu entendo. Eu entendo o frenesi maluco que reina no Twitter quando o fandom de VA aparece, eu entendo as milhões de indicações que recebi e entendo a veneração em torno de Rose e Dimitri. Não caí de amores ou fiquei "AiMeuDeus,EsteLivroÉOMáximoNãoExisteHistóriaMelhor", mas compreendo quem ficou desse jeito, afinal o livro é realmente muito bom. Só não achei incrivelmente perfeito.

Gostei muito, muito mesmo, da maneira que e autora escreve. Nunca tinha lido nada da Richelle Mead e este foi um ótimo primeiro contato com sua narrativa. As coisas acontecem rapidamente, a narrativa em primeira pessoa (feita por Rose) não é excessivamente simples nem demasiadamente complexa e o melhor é que sua protagonista definitivamente não é comum. Rose simplesmente nocauteia (até literalmente hahaha) cerca de 95% das mocinhas que eu conheço. Ela pensa rápido, não fica chorando pelos cantos, não é autodepreciativa, quer sair dando porrada em quase todo mundo (não sem motivos) e tem umas respostas muito boas. Ah, e o melhor, a missão da vida dela não é encontrar um homem perfeito para namorar. Ou seja, Rose não é clichê. Ela é autêntica, divertida, engraçada e poderosa. Sim, eu a adorei.

E Dimitri também, apesar de achar que ele ficou em segundo plano basicamente a história inteira. É verdade que cada vez que ele aparecia e falava, por mais breve que fosse esse momento, eu rapidamente começava a sorrir e me derretia toda, mas nem toda essa mágica que ele tem compensa sua falta de destaque o tempo todo. Ele é um personagem forte, belo e misterioso que a autora podia ter explorado mais. Não posso deixar de dizer que estes sumiços constantes do Dimitri me incomodaram da mesma maneira que a apatia de Lissa me irritou. Tá, ela é uma princesa, alguém na Escola a odeia e ela tem milhões de problemas, mas isso dá o direito de ela parecer uma criança medrosa. O que a Rose tem de destemida, Lissa tem de acanhada e ela me cansou. A sorte foi que Rose não deixa que Lissa monopolize a história, afinal ela sai se metendo em todos os tipos de confusões e Lissa acaba ficando mais de escanteio. õ/

Então, tirando a apatia constante de Lissa e o desaparecimento exagerado de Dimitri, o primeiro livro da série Academia de Vampiros é instigante, encantador e divertido. Uma história diferente do comum, cheia de ação, reviravolta e uma ou outra cena daquelas que fazem os olhos brilharem e o coração se acalmar (ou começar a bater descompassado...kkk). Foi uma experiência muito boa, fiquei super ansiosa para ler os livros seguintes e assistir o filme deste primeiro o mais rápido possível. Ah, e obviamente entrei para o time daqueles que indicam o livro para todo mundo em todos os lugares, então... Leiam este livro, se apaixonem pelo Dimitri e fiquem morrendo de vontade de ser como a Rose, gente!
Eu estava me apaixonando pelo meu instrutor. Estava me apaixonando pelo meu instrutor mais velho. Eu só podia estar fora de mim. Ele era sete anos mais velho do que eu. Tinha idade para ser meu... está certo, meu... nada. Mas, mesmo assim, era mais velho do que eu. Sete anos mais velho. Ele já estava aprendendo a escrever quando eu nasci. Quando eu estava aprendendo a ler e a jogar livros nos meus professores, ele provavelmente já estava beijando meninas. Muitas meninas, provavelmente, se levarmos em conta o quanto ele era bonito.

Eu não precisava mesmo de uma complicação dessas naquela altura da minha vida. (Pág 136).

Editora: Nova fronteira.
História: 4/5.
Narrativa: 5/5.