terça-feira, 26 de novembro de 2013

Entre amigas.

Pensei que minhas provas estivessem acabando, mas ainda não estão, então vou ficar nesta correria maluca de final de semestre por mais algum tempo e minhas leituras estão em pausa por isso, mas não vou abandonar o blog, então, resenha nova!

Literalmente do nada o marido de Sílvia passou a levar o celular par ao banheiro, pegar no sono quase antes de chegar na cama e outras coisinhas mais estranhas que fazem Sílvia desconfiar que está sendo traída.
Ela relata o estranho comportamento de George para a melhor amiga Ana, que acredita que ele não é capaz de fazer algo assim e manda Sílvia parar de ser paranoica.
E ela até tenta, mas os sinais estão lá... Ou seja, ela tenta, mas não consegue.
E vai dizendo as "cenas dos próximos capítulos" para Ana por e-mail, pois as duas moram longe e mantém contato desta forma.
Agora, claro que quando existem duas mulheres tagarelando o dia inteiro, os assuntos não se resumem em "marido possivelmente infiel", não é?




Eu descobri este livro no blog Bookaholic já tem um bom tempo, mas não achava para comprar, até a Bienal do ano passado, quando finalmente encontrei e comprei, só para o coitado ficar mofando na estante por bastante tempo. Sempre que decidia iniciar a leitura, aparecia algum outro e eu deixava este de lado, então ele foi ficando, ficando, ficando... Até que me encontrei em busca de um livro mais divertido e leve. E, dentro destes aspectos ele até que foi uma boa escolha. E quando digo que nestes aspectos o livro foi bom, quero dizer que ele é bem humorado e te tira algumas risadas, mas basicamente é só isso, pois a história mesmo, não me agradou muito.

As conversas entre Ana e Sílvia acabaram se tornando monótonas apesar das brigas constantes, pois elas praticamente não se desviam dos assuntos "sexo" e "beleza". E gente, sério que depois de uma certa idade as conversas "entre amigas" se resumem a isso? Espero que não seja, pois vou ficar envergonhada demais, além de inconformada.

Esta repetição quase infindável que ronda as conversas das duas faz o livro perder um pouco da credibilidade e se tornar superficial, assim como suas personagens, então é um ponto negativo para as autoras, que mesmo tentando (elas encaixam uma coisa ou outra mais interessante no meio, mas são poucas), não conseguiram construir uma história agradável.

A narrativa feita em forma de e-mails (o tempo inteiro) é boa, mas me confundiu um pouco, mesmo que cada e-mail seja identificado. Muitas vezes eu pensava estar lendo algo da Sílvia, quando na verdade era da Ana, ou o contrário, pois as duas escrevem de forma muito parecida, então não tem como encontrar "a personalidade" de cada uma através de suas palavras. Gostaria que as duas tivessem mais diferenças textuais, seria bem mais fácil de acompanhar a história. Então, se o interesse for em um livro leve para passar algumas horinhas, "Entre amigas" pode ser uma boa opção, mas nada mais do que isso... Ao menos, foi assim comigo.


Todos temos rachaduras na alma e manchas no coração, eu, você, seu marido, nossos pais, meus namorados. (Pág 89).

Título: Entre amigas.
Editora: Essência.
História: 2/5.
Narrativa: 3/5.