sábado, 21 de setembro de 2013

Easy.

Resenha nova neste começo de noite!

Jackie decidiu não cursar uma faculdade mais focada em artes (como queria) e seguir seu namorado Kennedy para outra instituição, não querendo se separar dele.
Obviamente, ela não esperava que no segundo ano Kennedy fosse a dispensar para curtir uma vida de universitário solteiro.
Agora, solteira, ignorada por quase todos os amigos (que escolheram Kenned), longe da família e tentando reassumir seu nome como Jacqueline (não mais "Jackie", apelido dado pelo ex-namorado), ela passa por algo que não imaginaria acontecendo consigo.
Depois de uma festa da faculdade, enquanto estava indo embora, Buck, um dos colegas de seu ex, a ataca e o pior só não acontece por conta de um garoto desconhecido que a salva.
Tudo o que ela quer agora, além de se recuperar do inesperado final do namoro, é esquecer tudo o que aconteceu depois daquela festa e seria bem mais fácil se aquele garoto misterioso não estivesse em todos os lugares em que Jacqueline olha.
Não demora muito para ela descobrir que seu nome é Lucas, que ele faz uma matéria junto com ela e outras coisinhas mais... Porém, por mais que tente, ela não consegue desvendar todos os mistérios dele, nem entender o que acontece com ela sempre que ele está por perto, ou esquecer aquela noite terrível...


Quando "Easy" foi lançado, eu estava eufórica e extremamente ansiosa para ler (já tinha lido muitas coisas boas sobre ele), porém antes de começar a leitura, vi muita gente comentando que ele não era tudo aquilo que estavam esperando e acabei deixando o livro de lado, com medo de acontecer o mesmo. Como eu estava errada em pensar isso! Logo na primeira página eu já percebi que a narrativa rápida, direta e intensa iria me agradar, então só esperava um bom desenvolvimento na história e personagens marcantes, e encontrei esses aspectos tão maravilhosamente elaborados que fizeram o livro conquistar um lugar entre meus livros favoritos.

Este é o tipo de livro que você não pode inicia a leitura de noite ou antes de algum compromisso, pois vai te deixar acordada durante a noite e te fazer esquecer o tal compromisso. Tudo por estar tão envolvida na vida de Jacqueline e Lucas, por tentar descobrir os segredos que ele esconde, por querer ajudar Jacqueline a esquecer o ex namorado e não perceber as páginas virando até que o livro acaba e você fica com gostinho de quero mais, se perguntando se era mesmo necessário a autora ter uma narrativa tão envolvente e incrível assim. Eu fiz isso. :D

E aqui eu poderia escrever sobre como Lucas me fez suspirar e desejar intensamente que ele aparecesse em minha vida (não nas mesmas circunstancias em que apareceu na de Jacqueline, claro), sobre como a melhor amiga da protagonista é incrível e todos deviam ter uma amiga como ela, sobre os problemas que Jacqueline enfrenta na faculdade, sobre seu abalo pós final de namoro e muitas outras coisas que me emocionaram e conquistaram, porém não estaria sendo 100% sincera se não destacasse o que mais me assustou/encantou: o modo como a autora abordou o estupro. O desenvolvimento que a autora deu a partir do quase estupro da protagonista e as consequências de manter o silêncio sobre o assunto, o modo que ela desfaz o estereótipo do estuprador como um ser que aparece sem motivo e vai embora sem explicação e mostra que esta pessoa pode ser qualquer uma, até mesmo uma das que você acha que conhece... Foi incrível.

Fez meu coração apertar em diversos momentos e me levou às lágrimas, mas também colocou sorrisos em meu rosto e fez meus olhos brilharem, então posso dizer aqui que apesar de tudo, Easy não é um livro triste. É um livro envolvente, apaixonante, sensual, com uma bela capa, boa revisão e, principalmente, com uma linda história de superação e sobrevivência que encontrou um lugar muito especial em meu coração e provavelmente irá fazer o mesmo com muitas outras pessoas.

Um pedido de desculpa, às vezes, podia chegar tarde demais. (Pág 238).
Título: Easy.
Autora: Tamara Webber.
Editora: Verus.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.