quinta-feira, 27 de junho de 2013

O dia em que Nate entrou para a história.

Não, eu ainda não descobri que cresci e já devia ter superado a fase de livrinhos quase infantis, então aqui vai a resenha de mais um. ;p

Nate é um garoto da sexta série, com um talento natural para se enfiar em confusões. Onde quer que ele apareça, alguma coisa de errado ele faz ou alguém entende que ele fez algo de errado e o coitado está novamente de castigo.
Mas hoje vai ser diferente.
Isso por ele ter encontrado um biscoito da sorte que dizia "Hoje você vai superar todos os outros", então é claro que hoje ele vai ser dar bem. Em alguma coisa.
E ele realmente está disposto a descobrir qual coisa é essa, porém pode ser que ele acabe entrando em novas confusões e suas trapalhadas deixem seus professores pirados.


Se você gosta de história em quadrinhos, este com certeza é um livro super indicado! Nate tem um dom natural para trapalhadas e a forma sarcástica e irônica que ele usa para contar como foram feitas suas brincadeiras torna tudo mais e mais engraçado, afinal ele é extremamente perspicaz para um garotinho de 10 anos.

Ele tem os melhores amigos possíveis: um nerd e um piadista. Os dois só ajudam a tornar tudo mais real, pois todo mundo tem aquele amigo (a) que sabe que você esta prestes a fazer uma enorme besteira, te avisa sobre isso e ainda acaba te ajudando a realizar a tal tarefa, mesmo que seja reclamando que isso é ilógico e irresponsável.

Juntos, os três enfrentam os professores mais chatos do mundo, que não entendem a genialidade do pequeno Nate e por isso mesmo são ilustrados de forma hilária e assustadora. Outros personagens aparecem no enredo, mas desta vez o foco fica mais entre os professores, ao contrário dos dois livros anteriores, que envolviam mais os colegas de classe e amigos. E... O Nate não gosta muito dos docentes. ;p E aproveitando que falei sobre elas, palmas para as ilustrações, que são maravilhosas, detalhistas e engraçadas. As onomatopeias e as pequenas descrições que acompanham os desenhos só dão mais graça. Adorei ver coisas como "cutuca" e "peteleco", pois deixaram a história ainda mais leve e real, e quem é acostumado a usar o Twitter provavelmente tenha a mesma reação que eu.

Gostei bastante de acompanhar as aventuras desse garotinho atrapalhado e certamente indico o livro, principalmente como uma forma de curar a chata da ressaca literária (meu caso) e/ou intercalar a leitura com livros mais intensos, pois todo mundo precisa de um tempinho para relaxar, e é justamente isso que o livro faz. Uma ou duas horinhas com Nate para você esquecer seus problemas e se concentrar em todas as complicações do sexto ano. :D

PS: Os livrinhos do Nate são uma série, mas pelos três que eu li, percebi que não seguem uma ordem cronológica, então não tem problema começar a leitura pelo terceiro, quarto etc.

Não que eu seja um aluno normal do sexto ano. Admito que não sou exatamente um estudante exemplar, mas me diga uma coisa: quando eu sair daqui para o mundo real, por acaso alguém vai se importar com o fato de eu saber ou não quem era o presidente da República 30 anos atrás? (E não venha me dizer que VOCÊ sabe quem era, porque não sabe). O lance é que eu quero usar os meus talentos para um pouco mais do que só ficar decorando fatos inúteis. Eu nasci para fazer coisas mais importantes. (Pág 6/7).

Editora: Sextante.
História: 4/5.
Narrativa: 5/5.