sexta-feira, 14 de junho de 2013

Legend.

Haha, teve "Li até a página 100 e..." deste livro e percebi que vocês queriam a resenha dele logo, então como sou uma pessoa muito boa, aqui está! *-*

Onde atualmente se localiza os EUA, agora é uma República, onde o Primeiro Eleitor comanda tudo e a nação vive em guerra com as Colônias, terras ainda não "conquistadas".
Dentro deste cenário existem dois lados: o dos trabalhadores que sofrem com a praga que se espalha cada vez mais entre eles, pessoas que obtiveram notas inferiores nas Provas (avaliação aplicada em todos, que determina seu grau de inteligência) e o daqueles que obtiveram notas altas e são enviados para as melhores escolas/faculdades para servirem à República.
Entre aqueles que não tiveram notas altas se encontra Day, um adolescente que por conta de suas travessuras contra a República e tentativas de melhorar a vida da família, é tido como o criminoso mais procurado da região.
Entre os que passaram na Prova existe a June, que obteve a nota máxima e é a menina prodígio, a mais inteligente e que se forma com antecedência em tudo.
Os dois teriam tudo para não se conhecerem e isso só muda por conta de um X vermelho marcado na porta da casa da família de Day. Este X indica que alguém de lá está infectado com a praga. No caso, seu irmão mais novo.
Tentando conseguir a cura para a doença do irmão, Day invade um hospital, e durante a ação, um soldado acaba morto. Este soldado é Metias, o único irmão de June.
As acusações sobre o assassinato recaem sobre Day, enquanto June decide encontrá-lo e finalmente dar um fim para suas travessuras, o que leva esses dois adolescentes a se enfrentarem, utilizando de toda a inteligência que possuem.
Só o que ambos não imaginavam era que esse encontro não seria de todo, inesperado, afinal as pessoas possuem máscaras.


No começo eu fiquei um pouco perdida tentando me situar no cenário e contexto da história, mas essa confusão desapareceu tão rápido quanto apareceu, e depois disso... bom, eu devorei o livro. Não conseguia desgrudar da história de Day e June, me encantei com os dois por igual, sofri junto com Day enquanto ele buscava formas de salvar o irmão mais novo e ao mesmo tempo em que torcia para que ele escapasse de June, eu queria que os dois ficassem juntos. Passei por uma grande confusão mental.

Fiquei assustada com as percepções dos protagonistas. Ambos são extremamente astutos, rápidos, ágeis e teimosos. Mesmo com vidas tão diferentes, eles conseguem, em alguns momentos, parecerem a mesma pessoa, possuem os mesmos medos, raivas e esperanças. Não me estressei com eles em momento algum, dei bastante risada apesar da trama tensa e, por ter uma narrativa rápida, direta e objetiva, não percebia as páginas virando e o tempo todo me envolvia mais com os dois.

As cenas de ação foram as melhores diga-se o livro quase inteiro... e eu adorei todas elas, mas também existe romance, e ele não é o foco principal, então é como se fosse um detalhe que torna tudo ainda mais lindo, que aparecem para dar um ar mais simples e delicado em meio a uma confusão de tiros, bombas de poeira, doença e perseguição. Simplesmente não entendo como eu posso ter demorado tanto para ler este livro, como nunca fiquei tão encantada por ele e só o comprei por um impulso consumista, de novo. Se eu soubesse que ele era tão bom, teria comprado logo quando foi lançado, pois realmente adorei tudo.

Desde a história, que é bem original, aos personagens que são os mais inteligentes do mundo, à narrativa rápida e direta, chegando na edição, que tem uma diagramação bonita que, de alguma forma, faz parecer que o livro teve as páginas queimadas, ou sujas, mas que dão uma realidade diferente para o papel. Amei todos os detalhes, desde os do papel do livro até os da própria história e agora quero mais Day e June na minha vida. 
Mentalmente, faço uma promessa silenciosa dirigida ao assassino do meu irmão:
"Vou perseguir você até o inferno. Vou vasculhar as ruas de Los Angeles à sua procura. Se preciso, vou procurar em todas as ruas da República. Vou enganar você, usar de truques, mentir, fraudar, roubar para encontrar você, atraí-lo para que saia do seu esconderijo, e persegui-lo até você não ter mais para onde fugir. Estou fazendo um juramento: sua vida é minha." (Pág 45).

Título: Legend.
Autora: Marie Lu.
Editora: Prumo.
História: 5/5.
Narrativa: 4/5.