segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Amigos inimigos.

E Dezembro finalmente começou! E eu acho que minhas férias estão mais próximas agora! \o/
Estou ralando para as provas finais e depois, adeus Ensino Médio...rsrs
Ao mesmo tempo que isso é bom, é ruim, então estou tentando ver o lado bom, que inclui que eu vou ter tempo de ler nas férias, e já estou adiantando as minhas leituras...rsrs


Sabe aquela super amizade? Aquela amiga (o) que você sabe que vai estar do seu lado para o que der e vier? Que você acha que nunca nada irá abalar? Este era o tipo de amizade entre Maria e Jack.
Os vizinhos e amigos pareciam inseparáveis, mas o tempo veio para mudar tudo e aos poucos eles foram se afastando... Pequenos gestos passaram a ser extremamente irritantes, e agora os amigos se tornaram inimigos.
Inimigos com nenhuma chance de se entenderem... Ou será que essa possibilidade, mesmo que remota, ainda existe?


Eu me encantei por esse livro logo que foi lançado por conta da capa, que me fez imaginar uma história super fofa, leve e divertida, e foi exatamente o que encontrei. Adorei a narrativa, o modo direto que a autora contou a história e o desenrolar foi bem rápido, além do Jack e da Maria serem personagens tão simples que passam a ser reais.

Os personagens secundários, os outros amigos deles, são demais. Engraçados, participativos, inteligentes (cada um da sua maneira) e importantes para o desfecho da trama, e foram os responsáveis por me fazer gostar tanto do livro. Chego até a dizer que eles são meus preferidos, passando por cima dos principais...rsrs

O único detalhe que me incomodou foi não explicar o que, exatamente, aconteceu para separar Jack e Maria... O tempo e a convivência podem ter influenciado, mas esperava que algum fato em especial tivesse sido o estopim para o final da amizade, mas isso não foi mencionado no livro... Senti que esta foi uma lacuna importante que acabou sendo deixada em branco.

Claro que isso não tira o mérito do livro. Esse livrinho minúsculo, com pouco mais de 100 páginas é uma ótima escolha para se distrair e voltar para a época do colégio, onde coisas simples parecem o fim do mundo... Mas só o recomendo para quem gosta do gênero mais infantil e de histórias simples e leves, sem grandes dramas, emoções ou complexidades.
Maria corria, fugindo de todos os insetos imagináveis. Jack sempre a defendia, se sentindo o próprio super-herói. (Pág 74).

Título: Amigos inimigos.
Editora: Novo Século.
História: 4/5.
Narrativa: 4/5.