sábado, 24 de novembro de 2012

Quem escreveu as ilusões #4

Depois de muito tempo com a coluna desaparecida, vamos lá de novo...
Desta vez com a Mirella, autora de Sereias - O segredo das águas.








De onde surgiu a ideia para o livro Sereias: O segredo das águas?
Bem, a ideia surgiu junto com a vontade de escrever um livro. Eu sempre soube que um dia eu escreveria o meu livro, pois o amor pela literatura aflorou em mim desde muito nova. E claro, eu também sabia que o livro que eu fosse escrever seria sobre as sereias, que são o fascínio de toda a minha vida. E exatamente por cauda dessa paixão por esses seres que eu comecei já desde muito nova, a pesquisar tudo o que eu encontrava sobre sereias. Meu pai me levava para a biblioteca municipal da minha cidade e eu passava horas tentando achar livros sobre sereias, gravuras, filmes, desenhos, tudo o que existisse sobre esse mundo. E com isso venho pesquisando desde então.
“Sereias – O Segredo das Águas” foi composto com boa parte dessas minhas pesquisas e também, principalmente, com minhas próprias experiências, pois muita coisa no livro é autobiográfico, até mesmo algumas histórias sobrenaturais e fantásticas que ocorrem no livro não são apenas fruto de minha imaginação, mas sim, acreditem ou não, de minha própria vivência.

Coral é uma personagem um tanto expressiva e teimosa... O que te levou a criá-la assim?

Nossa, ela é exatamente assim! Hahahaha. O me levou criá-la assim foi me basear em mim mesma... hahahaha. Como eu falei, o livro é muito autobiográfico, e a personalidade de Coral é quase igual a minha. Também sou extremamente teimosa, briguenta, justiceira e definitivamente não fico preocupada com o que pensam ou falam de mim.Quando comecei a escrever o livro e coloquei algumas características pessoais na personagem, confesso que fiquei um pouco receosa, porque pensei: “Nossa, será que irão gostar da personagem assim? Por causa desse meu jeito já criei tantas inimizades... será que vão gostar ou se identificar?”.E a surpresa foi que todo mundo até agora está adorando a Coral e as meninas e mulheres estão se identificando muito com ela.
Quais são seus autores favoritos?
O meu autor favorito entre todos é o Vladmir Nabokov. Outros dos quais sou apaixonada também é a Marion Zimmer Bradley e sou fãzona da J.K.Rowling.

Quando você percebeu que queria ser escritora?

Logo cedo eu já era apaixonada pelas letras e pela poesia. Meu pai é escritor e meu avô também foi, então esse mundo me foi apresentado logo. Os livros sempre foram as minhas companhias e eu nunca consegui passar uma semana sem ler entre um livro e outro. E junto com a leitura, veio a escrita.
No começo eu me apeguei a poesia, já desde criança. Ainda tenho pastas e mais pastas de poesias minhas. Na adolescência, as amigas me “contratavam” para eu escrever poemas para os namorados delas..rs. E a vontade de escrever um livro mesmo, uma história com consistência, já me acompanhava há muito tempo, apesar de só agora eu tomar coragem para escrevê-lo mesmo.E amei tanto fazê-lo que hoje em dia eu tenho que pelo menos entre 2 a 3 horas do meu dia, parar para escrever. Nunca me vi sem a leitura, e hoje não me vejo também sem a escrita.

Em sua concepção, ainda existe preconceito com o autor nacional?

Nossa, MUITO! Demais, demais, mesmo! Infelizmente esse é o quadro da literatura brasileira. E não digo apenas o preconceito que os leitores têm com livros nacionais, mas sim também o preconceito das editoras conosco. Nós sabemos que os leitores preferem livros estrangeiros, o que é muito triste, pois assim eles perdem muitas oportunidades de conhecerem histórias e autores maravilhosos. Mas o que mais me entristece aqui no Brasil é o preconceito ridículo das editoras.
Pessoal, autor brasileiro (principalmente os novos autores) é um guerreiro por excelência. Eu sempre digo isso. Porque não é nada fácil viver de literatura aqui. E uma das coisas mais difícil é conseguir uma editora bacana, que acredita no seu trabalho e que está disposta a investir nele.
Quais dicas você daria para quem quer ser escritor (a)?
Primeiro você tem que acreditar no seu sonho e no seu potencial. Tem que ler muito, pesquisar e escrever. Comece escrevendo pequenos textos com os temas que mais lhe agradem. Escreva contos (é um exercício maravilhoso), burile o seu texto, dê para as pessoas lerem e darem as suas opiniões sinceras, etc. Não tem muito segredo quanto a isso.
E se seu sonho é realmente ser um escritor, comece pesquisando também as editoras. Quais realmente são boas, quais editoras que dão espaço de verdade aos autores brasileiros, etc. E nunca desistir no primeiro, nem no segundo e muito menos no terceiro “não” que aparecer. Como eu disse, autor brasileiro é um guerreiro, e guerreiros não desistem em batalhas perdidas, pois a luta e a guerra só se vence no final, por mais que o caminho até chegar lá tenha sido difícil.

Tem planos de novos livros?

Sim, sim! Estou super empolgada com meu segundo livro. Já estou no final dele e estou apaixonada pela história que eu criei..rs. É bem diferente do “Sereias – O Segredo das Águas”. Esse meu próximo livro, “Liban – A Lenda da Sereia”, é um romance de época com literatura fantástica. É um livro mais adulto que tem vikings, muitas sereias, lutas, paixões e o universo sobrenatural. Não vou dar muitos detalhes pra não estragar a surpresa. Quando eu o terminar e quando alguma editora se interessar em publicá-lo, eu abro mais o jogo... hehehe

Espaço para falar um pouco sobre você...

Nossa, a última pergunta é sempre a mais difícil... hehehehe. E sempre tenho medo dessa pergunta! Rsrs. Mas vamos lá. Bem, eu sou uma jovem escritora cheia de sonhos e paixões. Sou apaixonada pelo meu marido, pela minha família, por meus animais de estimação (que são muuuuitos), pela arte, pela dança, pela escrita. Sou também uma garota estranha que sempre se sentiu mais em casa no mar do que na terra, que enquanto as amigas escreviam cartas para a Xuxa ou para a Mara Maravilha, eu escrevia cartas para a Embaixada Portuguesa pedindo que parassem com a matança de golfinhos em Arquipélago dos Açores, Uma garota estranha que quando as amigas se preocupavam se iriam ganhar a tal Barbie no natal, eu decidia virar vegetariana e comunicava essa decisão à família, com a cabeça erguida no alto de meus 8 aninhos de idade. Ou na época de pré-adolescência, quando as outras garotas queriam ir no clube para socializar com os meninos, eu preferia ficar sozinha na piscina e nadar de um jeito totalmente estranho para os outros...rsrsrs. Ou quando acabei a faculdade e meus colegas pesquisavam qual empresa ou indústria que daria o salário mais alto para então pedir emprego, eu implorava por um emprego junto aos golfinhos em Fernando de Noronha, sem ganhar quase nada, e ainda dizia para os empregadores que eu iria sim, nem que fosse para lavar banheiro...rs. Sou uma garota que nunca se importou muito com a opinião dos outros, que nunca teve vergonha de falar o que pensa, de seguir um sonho ou de parecer fora dos padrões. Sou uma garota também briguenta e imediatista. Teimosa demais e que fala alto...rsrsrs.Mas principalmente, sou uma sereia! Uma sereia que teve a infelicidade de nessa vida nascer sem a cauda. Mas que seguindo a teimosia, não aceitou esse destino, e para driblá-lo,hoje faz suas próprias caudas e se sente realizada e feliz! hehehehe



Gente, a Mirella é uma linda, não é? E mais alguém aí está curioso para saber mais sobre Liban – A Lenda da Sereia?rsrsrs

Obrigada Mirella!