quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Sereias: O segredo das águas.

Resenha nacional, gente!


Marina não podia ter filhos, e sofria muito por isso... Até que em uma viagem, encontra uma senhora pedindo que faça um pedido. Aflita, ela pede que possa se tornar mãe.
E algo incrível acontece! Ela engravida!
Sua gestação é um tanto estranha, marcada por sonhos assustadores, e muita água.
Seu parto também não é o mais normal possível, mas tudo ocorre certo, e Coral nasce.
Uma menina tenaz, divertida, bela e incrivelmente fascinada pela água, por seres aquáticos, e principalmente sereias... Desde pequena, demonstrava encantamento por esse mundo marinho, mas não podia deixar isso transparecer, pois Marina, ao contrário de Coral, não tem um bom relacionamento com a água, e muito menos com sereias, por medo de perder sua filha, já que sobrenatural ronda Coral desde pequena, mesmo ela não sabendo.
E, mais cedo ou mais tarde, ela irá descobrir... Porém pode ser tarde demais...

Quem leu minha resenha do livro Sereia, da Tricia Rayburn, sabe que eu me decepcionei com ele, esperava bem mais das Sereias, e agora sei o motivo... Estava esperando o livro da Mirella! As sereias deste livro sim, são sereias que convencem. A temática é bem explicada, mostrando suas origens, as lendas, e até mesmo a função desses seres mitológicos.

Adorei a Coral, uma menininha birrenta, mas muito divertida... E a medida que ela ia crescendo, as suas falas e ações foram ficando cada vez mais engraçadas. Em momento algum, gostei da Marina... Tudo bem, o medo que ela tem de perder a filha é compreensível, mas mesmo assim, suas atitudes me irritavam.

E o que mais me encantou foi a narrativa da Mirella, que conta a vida de Coral em terceira pessoa, do ponto de vista de Marcelo, um menino que aparece lá pela adolescência de Coral... É bem cadenciada, sem ser detalhada e com bastante falas, deixando a leitura mais leve e super rápida. O fato do livro ter a fonte grande, também ajuda bastante na leitura.

E, voltando a falar sobre as origens das sereias, que com certeza foi a melhor coisa do livro todo! A mágica que ronda esses seres foi tão bem contada que eu fiquei morrendo de vontade de me tornar uma sereia, somente para ter certeza que iria fazer parte de tudo aquilo que estava no livro... Um livro que é um ótimo passa tempo, uma perfeita história de sessão da tarde, com um final super fofo. E não posso deixar de parabenizar a Editora, que fez uma ótima revisão no livro. Estou até acostumada a pegar livros da Editora Novo Século, pelo selo Novos Talentos, e encontrar muitos erros de revisão, gramática, acentuação e afins, e este livro foi o primeiro que não veio com uma lista de crimes gramaticais, então parabéns para eles...
Não tinha muitos amigos, apesar de ser muito conhecida na cidade, pois a maioria das meninas de seu convívio não gostava dela. Algumas até a odiavam. E Coral não se importava sequer em ser odiada. Ao passar por uma turma de meninas que entortavam o nariz para ela e até comentavam grosserias em voz alta para ela escutar, Coral olhava de volta, levantava a cabeça, sorria e dava uma piscadela. E saía a desfilar com a maior pose de princesa. (Pág 63).
Autora: Mirella Ferraz.
Editora: Novo Século.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.