domingo, 16 de setembro de 2012

O inverno das fadas.

Gente, estou em época de leitura nacional...rsrs


Sophia Coldheart é uma fada, mas não uma fada qualquer.
Ela é uma Leanan Sídhe. Uma fada que tem o poder de "enfeitiçar" jovens artistas, transformando-os em sucessos mundiais enquanto usa sua energia para se manter viva.
Ela é filha de uma Leanan Sídhe com um Elfo, e como as Leanans aos poucos vão matando as pessoas das quais se aproximam, ela é órfã de ambos os pais, que morreram por amor.
E por isso não se deixa levar pelos sentimentos, não se envolvendo muito com suas caças. Até que encontra Willian Bass, um escritor que desperta um novo sentimento na Leanan...
Mas ela sabe que não pode ficar com ele, afinal, ele irá morrer por causa de seus poderes!
E se separar parece uma coisa completamente de outro mundo... Será que o amor entre eles será mais forte do que as forças que os separam? Do que os universos diferentes em que vivem?
Sempre tive muita vontade de ler este livro, e quando ganhei de um amigo, parei a leitura de outro, somente para me aventurar nele.  E durante as primeiras páginas, não entendia muito bem a história e fiquei perdida até aproximadamente a página 40, até que a coisa começou a fluir, mais ou menos. A narrativa é boa, mas cheia de suposições do tipo "Talvez ele esqueça... Talvez não", e isso me passou a impressão de que a autora ainda não sabia o que ia fazer com a história.

Acho que nunca tinha lido nada relacionado as fadas e isso ajudou um pouco, pois não sabia o que esperar, mas Sophia não me agradou. Era extremamente dramática, fazia tudo de forma impensada e me irritava. Willian também não tinha nada de especial, além do amor que me pareceu forçado e instantâneo. Acho que podia ser mais explicado no começo. Afinal, não me convenço com essa coisa de "se viram e se amaram". Gosto da conquista, das conversas, das brincadeiras etc.

Outro fator que me desagradou um pouco foi a aparição de algumas coisas reais demais. Vou explicar: Como o livro tem toda uma temática diferente, não esperava que fatos verídicos fossem aparecer, e em alguns momentos isso ficava bem claro. A Leanan contava um pouco sobre suas caças antes de encontrar Willian, e essas caças tinham estilos de vida idênticos aos de alguns famosos, somente com nomes diferentes, e eu logo pensava: "nossa, é tal pessoa". E o final também me deixou com um ponto de interrogação enorme. Aconteceu de forma muito rápida, sem maiores explicações e eu me peguei lendo os agradecimentos, esperando que ali fosse encontrar alguma pista do que realmente aconteceu com os personagens. Pode ser que eu não tenha entendido muito bem todo o contexto, mas achei que faltou uma explicação para o final.

Apesar dos pontos negativos citados acima, eu recomendo a leitura, pois o desenrolar da história é bom e você espera pelo que vai acontecer na próxima página, além de conhecer uma "mitologia" nova e interessante... Além da edição do  livro, que é muito bonita; cada capítulo começa com um trecho de uma música, mais ou menos explicando o que vai acontecer... E sim, eu ainda pretendo ler o outro livro da autora, e espero gostar mais. Bem mais.
Toda aquela aparência de bom menino, inocente, que passava através dos sonhos, não existia.
Ele não era um menino, era um homem. (Pág 39).
História: 2/5.
Narrativa: 3/5.