sexta-feira, 6 de julho de 2012

Conselho de amiga.

Como vão as férias de vocês? Descansando e lendo bastante?
Eu estou aproveitando as férias para manter minha leitura em dia e o blog atualizado, então vamos para mais uma resenha?


Ruby está completando 16 anos, e o seu aniversário não é tão bom quanto ela imaginava... O motivo? Jim, seu pai.
Ele foi embora de casa quando ela ainda tinha 6 anos, e desde então não deu sinal de vida... Até que reaparece durante a pequena festa em comemoração dos seus 16 anos.
Ela fica completamente abalada com a sua volta, já que quando pequena, sofreu (e ainda sofre) por conta do abandono...
Sua mãe se fechou quando ele foi embora, e Rubes (como é carinhosamente chamada) acabou crescendo distante da mãe, que assim como ela, aprendeu a esconder seus sentimentos.
Na época Rubes só encontrou apoio em Beth, sua melhor amiga... E agora ela tem mais duas amigas, Katherine e Maria.Beth a ajudou no passado e pode vir a ajudar no presente e futuro, se não for o fato de achar que Rubes se fechou para o mundo masculino por trauma do que aconteceu com a mãe, e tentasse convencer a amiga a se abrir para esse outro universo. E quando ela finalmente começa a se envolver com Charlie, Beth aparentemente não gosta do envolvimento...Mas não é só a questão do mundo masculino, pois Rubes acaba descobrindo que sua melhor amiga não é assim tão sincera quanto ela imaginava...
Quando o livro chegou aqui em casa, me ganhou pela cor, capa, e pela autora, que é a mesma de Não sou este tipo de garota, que eu já resenhei aqui, e gostei bastante. A linha de pensamento é basicamente a mesma do outro livro: as confusões e dificuldades da adolescência. Assim como Não sou este tipo de garota, a personagem principal tem uma certa fobia de homens, seja por algum trauma ou questão de princípios... Mas ao contrário dele, este livro não tem um desenvolvimento legal e nem uma história envolvente.

No começo a Rubes era uma personagem normal, mas depois começou a ficar meio sem graça, passando pela fase rebelde e influenciável até que no final ela melhora um pouco, mas no geral o ritmo é meio parado e os personagens, superficiais... Apesar do final contar um pouco sobre os pais da Ruby, senti falta de um aprofundamento deles, para poder entender certas ações e falas.Não tem nenhum personagem marcante, e a que chega mais próximo de ser a melhor da história é a Katherine, que não recebe tanto destaque, mas é a melhor explicada.

A historia não é muito interessante e senti que deixou algumas pontas soltas no final, como se fosse ter uma continuação, mas antes de terminar a resenha perguntei para o pessoal da editora pelo Twitter e me passaram a informação que não tem continuação, então não entendi muita coisa, já que se fosse o primeiro de uma série ia ter um pouco mais de sentido, apesar de ser bem introdutório.

Não quero dizer que é um livro ruim que não deva ser lido, só estou alertando para não ir com muitas expectativas, como eu, e acabar se decepcionando... Acho que se não tivesse lido Não sou este tipo de garota antes de ler Conselho de amiga, teria gostado mais do livro, porém esperei algo do mesmo nível, e não foi o que encontrei.
A coisa é que , quando seus amigos perguntam se tem algo errado, eles realmente não querem saber tudo. Sobretudo se eles veem que você vive aborrecida com o mesmo assunto de sempre. (Pág 66).
Autora: Siobhan Vivian.
Editora: Novo Conceito.
História: 3/5.
Narrativa: 3/5.