sábado, 26 de maio de 2012

Reencontro.

Olá pessoas lindas.
A resenha de hoje era para ter sido postada ontem, mas acabou a força aqui em casa, então só consegui postar agora... Mas vamos lá!


Ana Luiza que faz Odontologia na PUC, é uma jovem fria, triste, complicada, não sabe sorrir, não sabe "ver" as pessoas, amar e deixar-se ser amada, frequentemente está bebendo, fumando ou se drogando.Mas acalmem-se, ela não é uma personagem chata, imatura e mimada.Ela tem este temperamento difícil por vários fatores, entre um deles, o fato de tudo ter um fim, como ela mesma afirma.Tudo que é bom acaba, as pessoas a deixam, vão embora, a machucam e a abandonam, para que cure das suas feridas sozinha, e ela não sabe fazer isso...Sua mãe (muito fútil) acredita que a filha não tem jeito e seu pai, (muito distante) não lhe dá atenção nenhuma.Sem o apoio dos pais, ela pode somente contar com suas músicas de rock e seguir com sua quase-vida.Aos poucos, ela vai chegando cada vez mais no fundo do poço, se tornando cada vez mais triste e se perdendo dentro de toda ador do cotidiano, até que alguns acontecimentos a surpreendem, como o surgimento de um garoto na faculdade, o Rafa, que vem para ajuda-la a reencontrar a felicidade e ela mesma...


Hum, não sei muito bem por onde começar a resenha, já que o livro é muito lindo... Intenso, triste, revoltante e apaixonante. Quase chorei em diversos momentos, por acompanhar a trajetória de Ana Luiza, que passa por muitos momentos tristes, dolorosos e agonizantes. Me revoltei principalmente com seu pai, não gostei muito de sua mãe, mas de todos os outros personagens, eu adorei (até o "vilão").

Durante o desenrolar da história, acontecem muitas coisas que vão aos poucos mudando a vida dos personagens e os levando para caminhos que nunca se imaginaram, então acompanhamos o crescimento de todos eles.

A narrativa é uma delícia, me surpreendi com a facilidade para ler, pois imaginei um livro intenso, com uma narrativa mais densa, porém é intenso sim, mas a leitura é leve e rápida. Não posso dizer que concordo com 1/3 do que a protagonista faz para "amenizar" sua dor (certamente eu não teria a mesma reação que ela), mas não posso julgá-la, pois cada um encontra um modo diferente para se refugiar.

E não poderia deixar de dizer que a edição do livro é muito linda, com um trechinho de poesia ou música em cada abertura de capítulo, que dá uma ideia do que está por vir... Ou seja, desde a história até a impressão, tudo foi feito com muito carinho. Enfim, para quem quiser um livro que te faça chorar e até rever alguns dos nossos conceitos, este livro é super indicado!
Ela não entendia o tempo. O tempo escorria por suas mãos, e carregava tudo como um vento. (Pág 250).
Título: Reencontro.
Editora: Novo Século.
História: 4/5.
Narrativa: 5/5.