sábado, 7 de abril de 2012

O preço de uma lição.

Vamos começar o sábado em grande estilo nacional?

Um garoto normal, como qualquer outro, com medos, sonhos, ansiedades... Faz parte do "Quarteto 21", porque assim como seus amigos, faz aniversário no dia 21... Nem sempre é a pessoa mais legal do mundo, mas tenta não ser a mais chata.
Acaba se separando dos amigos.
Passando por relacionamentos complicados, que exigem muito de si. "Namoros" sem beijos, espera de algum sinal divino, familiares incompreensíveis.
Porém, ele conhece Juliana, "A" menina, aquela que pode fazer sua vida mudar completamente, que tem a capacidade de transformar aquele garoto namorador, orgulhoso e até um pouco inconsequente em um homem altruísta, fiel e muito responsável.
Mesmo com enormes barreiras, como a distância e a idade, ele sabe que agora encontrou quem pode torná-lo uma pessoa melhor.
Mas como e quando realmente acontecem o amor? Como reconhecer este sentimento? Ele realmente é cego, como muitos dizem?
Aos poucos, ele vai descobrir todas as respostas, e junto, o preço de uma lição...
Não gostei muito da minha resenha, porque achei que ficou faltando muita coisa, mas não posso contar mais nada para não tirar a graça do livro. Só que queria poder contar a história toda, porque achei este livro muito lindo...

Principalmente porque desta vez eu pude "ver" um romance lindo, pelos olhos de um menino, e este é um diferencial e tanto, pois estou acostumada a ver tudo se desenrolar de acordo com a menina e da forma como ela vê cada coisa. Saber realmente o que ele sentia, entender o porque de várias coisas... E posso dizer que este livro mudou muito meu modo de ver os meninos. Agora, não consigo mais enxergá-los como seres insensíveis e irresponsáveis (pelo ao menos, não todos...rsrs). Passei a conhecer um novo lado deles, e adorei isso. Sei que nem todos os meninos vão ser como o do livro, mas... :D

No comecinho, fiquei brava pelo personagem não ter nome, e me irritei bastante por ler toda hora "ele disse", "ele fez", "ele" isso "ele" aquilo... Mas depois a palavra "ele" parou de aparecer e eu pude desfrutar da história sem maiores problemas. Também adorei o fato da Juliana morar em Mogi das Cruzes, porque é a cidade vizinha, e Suzano (onde moro) chegou a aparecer no livro.

A narração é leve e somente no final do livro, fiquei um pouco incomodada com alguns diálogos... Eram diálogos necessários? Sim, mas achei que foram extensos demais, e acabou ficando meio cansativo... Porém, fora estes últimos diálogos, eu li tudo sem perceber. E em alguns momentos eu dei muita risada, quis bater na Juliana em mais de 80% do livro e queria muito poder trazer o personagem pro mundo real e dizer: Fica aqui comigo! Ou seja, eu me envolvi bastante na história e não consegui entender porque tanta gente não gostou deste livro e achou o personagem muito chato, porque, para mim, ele foi um menino completamente normal, como os que encontramos na rua, e isso foi o que mais me chamou a atenção, porque o tornou ainda mais real... 
Ali, descobri o significado da palavra amor. Soube finalmente porque existem tantas explicações de tantos poetas diferentes para uma mesma palavra . É impossível explicar, é algo que só pode ser entendido por quem sente. É uma alegria que não se imagina que possa ser sentida com tanta necessidade. (Pág 99).
Editora: Novo Conceito.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.