quinta-feira, 19 de abril de 2012

Corações em fase terminal.

Estou passando bem rapidinho só para deixar a resenha de Corações em fase terminal por aqui, mas estou em uma correria tão grande com a escola que não estou tendo tempo nem de respirar, então pode ser que eu desapareça daqui por mais dias do que o normal, tá gente? Estou me esforçando ao máximo para manter o blog atualizado, porém ultimamente nem o computador e a internet estão ajudando... Mas prometo voltar por aqui o mais rápido possível!

Cátia foi criada com muito carinho por uma família que a amava muito, sempre a ajudando e apoiando, porém quis se arriscar a sair da incessante proteção de sua família, fazer escolhas novas que a levassem à caminhos diferentes.
E foi em uma dessas suas ações de sua repentina ousadia que ela acabou descobrindo as drogas...
O vício se tornou tão grande que levou sua mãe a admitir o problema e procurar ajuda médica.
Mas o problema de Cátia não se resume apenas em seu vício... Vai muito além.
Assim como sua mãe, que sofre diariamente pela filha, Cátia tem um coração profundamente machucado, manchado por todos seus erros, oportunidades perdidas.
Ela só terá uma chance de curá-lo.
E esta oportunidade não pode ser desperdiçada e nem adiada, mas será que depois de tantos erros, dores e sofrimentos, ela ainda terá forças para lutar pelo seu coração? Porque um coração em fase terminal necessita de muito mais do que se possa imaginar para voltar a ser sadio e feliz...
O livro é fininho (mas é de capa dura, e lindinho demais! Dá vontade de apertar e não soltar) e eu li bem rápido, pois mais uma vez Fabiane Ribeiro nos escreve de forma simples, objetiva, leve e sem detalhes minuciosos, mas com uma capacidade gritante de envolver o leitor até você estar dentro da história, andando pelos mesmos cenários e sentindo as mesmas coisas que os personagens.

Corações em fase terminal é repleto de frases que nos fazem parar e pensar no que estamos fazendo com a nossa vida ou com o nosso coração. Mas em nenhum momento isso tornou o livro uma auto-ajuda e sim mostrou que o livro é intenso e complexo, mas tão bem escrito que você não encontra dificuldades durante a leitura.

A Cátia é uma personagem completamente diferente da Anny, de Xadrez, porque ela não é aquela menina inocente que vive em um sonhos de fadas e nem uma menina que sabe de todos os riscos que corre na vida real. Ela é apenas uma garota que está passando por uma fase difícil e não sabe como reagir a isso. Acho que todo mundo já se sentiu assim em algum momento. Mas Cátia é forte e realmente admirei sua determinação durante a história, e também seu crescimento, que foi maravilhoso.

Todos os outros personagens que aparecem aos poucos, vão se encaixando perfeitamente no quadro feito pela autora, cada um com sua própria bagagem de erros, acertos e problemas e aos poucos todos eles vão dando forma à uma história bonita sobre erros, perdão e busca da felicidade. Adorei tudo, apesar de ainda não ter conseguido ganhar de Xadrez (o primeiro livro que li da Fabiane), que me encantou demais. Recomendo muito, pois é um daqueles livros que você lê de uma vez só e nem percebe...
Era mais que amor. Apenas não havia palavras suficientes para descrever. (Pág 77).
Editora: --
História: 4/5.
Narrativa: 4/5.