sexta-feira, 27 de abril de 2012

As mais.

Hoje vim falar de mais um livro nacional, tá?
Vou tentar manter a leitura em dia e me atualizar com os nacionais lindos agora...rs

Mari (a doidinha que está sempre pagando mico), Aninha (a quase nerd que sempre tem um livro por perto), Ingrid (a baixinha, romântica e sonhadora) e Susana (a jogadora de vôlei, expert em questões de beleza) formam a turminha chamada de AS MAIS. Elas são muito diferentes, mas grandes amigas.
E quando estão no nono ano do ensino fundamental, aceitam a ideia da professora Aline, de português, para que escrevam um livro juntas, narrando como foi o ultimo ano antes do Ensino médio.
As quatro ficam super ansiosas com a ideia e decidem dividir, deixando que cada uma escreva sobre sua vida durante três meses, seguindo a ordem da formação da sigla, ou seja: Mari, Aninha, Ingrid e Susana.
A Aninha, que ama ler (e tem um blog literário), logo se prontifica a montar, editar e fazer a "parte gráfica" do livro, depois de ser escrito.
E durante este ano, elas vão descrevendo todas as aventuras, medos, sonhos e sentimentos que estão acompanhando suas vidas...

Este é o tipo de livro que quando você começa a ler, já tem uma ideia bem formada sobre o que vai acontecer no final e geralmente acerta. É leve e super rápido para ler, mas você sempre vai ter alguma noção do que está para acontecer na próxima página.

Eu gostei bastante da leitura, porque me lembrou muito do meu último ano no ensino fundamental, o que me fez entender mais sobre as personagens. Acredito que todas as meninas passaram por algum momento constrangedor ou se sentiram tímidas durante essa fase da nossa vida.

As personagens são divertidas e a amizade entre elas é muito linda. Tirando a Susana (que é praticamente o meu oposto), vi um pouco de mim em cada uma das MAIS. Sou atrapalhada, gosto de ler e sou sonhadora. Enfim, características que muitas outras meninas devem ter e vão se identificar ao iniciar a leitura.

Como eu disse, para mim, o final acabou sendo meio previsível, mas mesmo assim, adorei todas as páginas, dei muita risada, lembrei da minha infância, me distraí de montão e recomendo para quem gosta de livros juvenis escritos e diagramados lindamente, pois a editora está de parabéns, a edição ficou linda. Fonte grande, ilustrações bem desenhadas, cores bonitas (muito rosa). Enfim, tudo muito lindo!
O melhor namorado é o meu! As melhores amigas são as minhas! (Pág. 59).

Título: As MAIS.
Editora: Verus.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.