Entrei em semana de provas finais e isso é ainda mais triste do que vocês imaginam, então precisei de uma leitura para relaxar... E aqui vai a resenha. :D
Giovanna não se entende com as amigas de seu namorado, Jesse.Ele é da turma dos populares, portanto tem suas amigas também populares, enquanto Giovanna faz parte dos excluídos.Mas os dois estão namorando e, exceto as garotas chatas, tudo está perfeito.E tudo isso vai para o ralo quando Dante, o irmão gêmeo de Giovanna, decide se candidatar à presidente do grêmio estudantil, concorrendo com Wilson, o melhor amigo de Jesse.Não demora muito para que Giovanna escolha um lado (o de Dante, claro) e Jesse, outro (o de Wilson).O caos está formado, a disputa foi iniciada e o namoro, terminado.Mas, independente do resultado da eleição, Giovanna quer mesmo é seu namorado de volta... E agora vai ter que batalhar para isso, nem que seja declarando guerra contra a escola inteira e passando por situações absurdas!
Antes de mais nada, este não é um livro de autoajuda. O título pode dar esta impressão, mas o conteúdo passa longe de ser do gênero. Ele é mais como um filme de comédia romântica. Não faltam cenas fofas e delicadas, mas as trapalhadas são dignas de produções cinematográficas e eu realmente me contorci de rir com Giovanna. A menina passa por cada situação! Chega a dar dó e vontade de tirá-la do livro, escondê-la e só a devolver depois de todo mundo ter esquecido o que aconteceu.
A narrativa é feita em primeira pessoa pela própria Giovanna, que é uma adolescente doce, divertida, revoltada e dramática como qualquer outra, mas possui um detalhe muito especial que faz toda a diferença: ela é fiel ao seu irmão, Dante. Mesmo sabendo que as chances dele ganhar a eleição são poucas e perdendo a paciência com ele em alguns momentos, ela não poupa esforços para ajudá-lo. Claro que isso a força a falar e fazer coisas equivalentes ao suicídio social, mas nem isso a impede de fazer o que acha certo e que vai ajudar seu irmão.
Só que o foco maior do livro não é a fidelidade da protagonista ao irmão e sim a batalha que ela trava para ter seu namorado de volta, e neste aspecto a autora também não pecou. Giovanna está decidida a reconquista-lo e desistir não é uma opção. Agora imaginem o tamanho da confusão que uma adolescente apaixonada é capaz de fazer nessa situação... Ela provavelmente fez uma ainda maior do que a que vocês imaginaram. E não, ela não saiu por aí seguindo o cara ou se jogando em cima dele. Ela não é óbvia ou clichê assim. Mas também não vou contar o que aconteceu, claro. :p Agora vocês me perguntam: "E esse menino vale a pena?" Olha... Ele vale. ♥ Jesse é um amor de menino. Ele é inteligente, divertido, estiloso e sempre tem ótimas respostas, além dos olhos capazes de fazer o tempo parecer parar! Giovanna e Jesse formam um casal e tanto e foi impossível não torcer para que eles ficassem juntos.
A leitura foi uma delícia, totalmente despretensiosa, envolvente e apaixonante. Me diverti horrores com Giovanna metendo os pés pelas mãos, agindo sem pensar ou pensando demais (os pensamentos dela são os melhores!) e nem percebi que as páginas estavam sendo viradas. Só notei quando o livro acabou e eu fiquei com aquele gostinho de quero mais... E acho quem gosta de livros adolescentes assim provavelmente vai cair de amores por este também... *-* Nunca tinha lido nada da autora, porém este primeiro contato não podia ter sido melhor. O livro entrou direto para minha lista de favoritos e agora preciso que os outros livros dela sejam traduzidos. Caso contrário vou aprender inglês e comprar os livros em inglês mesmo! :x
PS: A capa do livro é um show mesmo quando vista pela internet, mas ao vivo ela é ainda mais maravilhosa. Realmente parece que esses fones estão caindo e passei muita vergonha tentando pegá-los para colocar de volta no bolso da própria capa...haha #doida
Muitas vezes você passa a vida achando que tem amigos e que as pessoas gostam de você. Suposições como essas nunca devem ser colocadas em xeque. (Pág 114).
Autora: Janette Rallison.
Editora: Farol Literário.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.