Vamos para provavelmente a última resenha do Especia dia (ou mês) do escritor (a)?
Enzo é um CDF, que simplesmente se confunde com o papel de parede da escola, ao lado de Leandro, seu amigo de todos os tempos.
Como bom amante da natureza, concorda em ir para a excursão do colégio, fazer trilha na Floresta da Tijuca, mesmo sabendo que será uma tortura ver Rafaela e Mateus juntos o tempo todo.
Rafaela é a garota do outro lado da rua; a menina mais linda que Enzo já viu; a que o deixa suspirando, hipnotizado... Tanto que este amor cresceu com ele, já que desde pequeno, costumava observar aquela graça de menina, que nunca lhe deu atenção.
Ela é popular, anda com pessoas populares, namora o menino mais cobiçado da escola e é completamente indiferente ao garoto nerd que sempre está a observando.
Até que, durante a excursão, o grupo acaba sendo assaltado e o resultado foi de dois jovens perdidos na mata: Enzo e Rafaela.
Perdidos na floresta, ambos terão que se conhecer melhor. E ao som da natureza, tudo pode acontecer...
Sempre tive vontade de ler algo da Lycia, mas este livro encabeçava a lista de mais desejados... Me conquistou pela capa (uma verdadeira obra prima) e depois pela sinopse, que deu a entender quer seria um livro bem água com açúcar, estilo sessão da tarde. Então, comprei ele na Bienal e como prometido, passei na frente de todos os outros. E não me arrependo!
O livro é contado de forma viciante, com um misto enorme de sentimentos e emoções. A narrativa é dividida entre Enzo e Rafaela, tornando os personagens mais reais. As dúvidas, confissões e sentimentos são passadas de forma tão leve e tocante que eu chorei logo na primeira página (literalmente).
O livro é contado de forma viciante, com um misto enorme de sentimentos e emoções. A narrativa é dividida entre Enzo e Rafaela, tornando os personagens mais reais. As dúvidas, confissões e sentimentos são passadas de forma tão leve e tocante que eu chorei logo na primeira página (
Com certeza, não queria passar nem por perto de Rafaela na vida real. Sempre tem uma menina como ela nas escolas, mas mesmo assim, certamente eu ia ignorá-la. E infelizmente, acho que também ia acabar ignorando o Enzo também... =( Não por não ter gostado dele (muito pelo contrário), mas como ele não chama atenção, passaria batido. Mas, como eu conheci o Enzo, sim, eu me encantei com ele. A forma doce, meiga, decidida e apaixonada dele me deixou encantada. Simplesmente quero encontrar um Enzo na minha vida...rs
E, ao contrário do que eu imaginava, não é um livro apenas romântico e sim um livro que te faz refletir sobre inúmeros fatores. E com um final muito bonito, diga-se de passagem. Acho que nem preciso dizer que este livro com certeza entrou para os meus favoritos, que me fez chorar durante pelo ao menos metade das páginas e me deixou depressiva depois de ter terminado... Indico para todo mundo, e espero que todos possam amar tanto quanto eu.
PS: Foi impossível escolher apenas um momento preferido, então escolhi um do Enzo e um da Rafaela...
- Enzo:
Rafaela era muito diferente do que eu idealizara. Era imprevisível. Criticava tudo constantemente. Eu não queria sentir aquele prazer incompreensível e ofuscante que ela sempre me causava. Meus sentimento por ela apenas crescia, mesmo depois de descobrir os seus defeitos. Ela era egoísta, mimada e exigente. Mas olhando ela ali parada, eu me esquecia de tudo. Eu amava o jeito como seu cabelo emoldurava seu rosto, caindo numa curva graciosa, como se fosse um véu. Caia-lhe até a altura dos cotovelos. Adorava quando ela girava o cabelo de lado, num movimento descontraído. Acho que não tinha a menor ideia de como ficava encantadora. Eu poderia ver aquele movimento dezenas de vezes sem jamais me cansar. Odiava-me por isso. (Pág 50).
- Rafaela:
Começo a perceber que sempre quis admirar esse tipo de cara. Talvez já admirasse secretamente, embora reconheça que não são populares. Mas é como se Enzo cutucasse uma parte boa dentro de mim. Tenho plena consciência disso, muito embora acredite que jamais darei o braço a torcer. Minha vida era tão simples antes de conhecê-lo... Eu a quero de volta. Quero voltar a me sentir bem comigo mesma. Quero sair dessa selva. E quero um repelente, pelo amor de Deus! Ainda faço um pedido secreto: se houver realmente algum Criador neste mundo, por favor transforme Enzo em alguém atraente! (Pág 76).