terça-feira, 23 de junho de 2015

O teste.

Mais resenha, gente!



No dia da formatura de Malencia, mais conhecida como Cia, tudo o que ela quer é ser uma das escolhidas para O Teste: uma espécie de "vestibular" que seleciona os alunos mais brilhantes para que se transformem em líderes que irão ajudar o mundo pós-guerra se reconstruir.
Ela sequer desconfia que isso, na verdade, pode colocá-la em um grande perigo, mas quando descobre que foi uma das selecionadas, seu pai (que também foi selecionado na época da formatura) decide lhe contar algumas das poucas coisas que se lembra daquela época...
Cia, então, percebe que ao seguir os instrutores do Teste está seguindo por um caminho sem volta. E mesmo temerosa, ela vai, sempre lembrando do conselho de seu pai, de não confiar em ninguém.
Thomas, que é da mesma escola que Cia e com quem ela já conversou algumas vezes, também foi selecionado e, juntos, eles seguem para a maior prova de suas vidas...

Parceiros. Como fomos tantas vezes. Toda vez que trabalhamos juntos tivemos as maiores notas da classe. Eu me vejo torcendo para que desta vez seja igual. (Pág 63).
Quando dei início à leitura de "O Teste", não tinha ideia do que iria encontrar. Uma histórica distópica que havia conquistado diversos blogueiros, claro, mas o quê, exatamente, o livro tinha, que fazia todos o adorar? Descobri. Uma mistura maravilhosa de diversas outras sagas distópicas de grande sucesso (Divergente, Jogos Vorazes e Maze Runner), mas ainda assim com uma pitada de originalidade que dá um tempero único e agradável, transformando uma história simples e direta em algo admirável e excêntrico que vai te deixar com gostinho de quero mais, muito mais. Sim, fui conquistada também.

Malência é uma protagonista inteligente e possuidora de um pensamento tão rápido que algumas vezes é quase difícil de acompanhá-la, e quando ela e Thomas (aquele fofo!) estão juntos... Sim, é difícil acreditar em como são inteligentes, mesmo que de forma diferente. O que falta em um o outro compensa, então formam uma dupla incrível, ainda que cheia de altos e baixos, pois os dois possuem temperamentos difíceis. Isso, na verdade, contribui para aliviar o clima, pois muitas vezes a ironia entre eles é o que "mascara" a situação de perigo em que se encontram. É como se esta fosse a forma que eles encontraram de trazer um pouco de paz para o tumulto que se transforma suas vidas.

Logo no começo da leitura eu me senti um pouco perdida, sem entender muito bem aquele sistema, e o compreendi aos poucos, descobrindo novas informações com o virar das páginas e por isso fiquei com um medo terrível de me decepcionar com o final, não imaginando como a autora iria conseguir finalizar toda aquela história... E ela fez isso da melhor forma possível, acreditem. Terminei o livro com a sensação de que os próximos vão ser arrasadores e que muito possivelmente a autora consiga incluir algum deles em minha listinha de favoritos, pois as pontas soltas que ela deixou neste... Dão a entender que no segundo a Yara infarta. :p

Minha única ressalva é com relação à narrativa (mas não sei se isso vem direto da autora ou foi algo na tradução), mas Malência, principalmente, tem a mania irritante de se referir aos seus pais como "pai" e "mãe" sem o uso do pronome "meu" ou "minha" (Ex: o pai falou) e acho isso tão impessoal e sem emoção que toda vez que isso acontecia eu sentia como se o nosso elo fosse quebrado e eu passasse a acompanhar tudo de longe. Demorava para me envolver novamente, e quando isso acontecia, lá vinha a garota com o tal do pai/mãe e me afastava de novo... Isso é algo bem pessoal, então pode ser que com vocês não aconteça, mas quis deixar registrado aqui, pois infelizmente afetou a minha leitura.
As dúvidas ameaçam me engolir. Somos espertos o suficiente? Podemos superar um sistema estabelecido há décadas? Que controlou a vida de centenas das mentes mais brilhantes desde que o mundo começou a se reconstruir? Quem está realmente nos controlando? (Pág 198).
Sobre a autora:


Escritora de coração, Joelle já produziu e estrelou diversas operas e musicais na região de Chicago antes de se tornar uma escritora em tempo integral. Além de adorar dar aulas de canto. Estreou na literatura com a série Rebecca Robins, mas ganhou o mundo com a trilogia distópica Teste.

Outras obras desta série:

Estudo independente.
A formatura.

Outras informações:
Compare o preço: Buscapé.
Título: O teste.
Editora: Única.
História: 4/5.
Narrativa: 4/5.