terça-feira, 16 de junho de 2015

A lista.

Resenha nova chegando... Quem aqui está gostando de ver o blog movimentado novamente? Eu estou amando tudo isso... *-*




Kitty está perdida.
Seu namorado a deixou, seu melhor amigo está frustrado com ela, sua carreira como jornalista está em uma espiral de decadência e Constance, sua melhor amiga (e também a pessoa que sempre a ajudou profissionalmente), está doente.
E antes de partir, Constance deixa para Kitty uma missão que vai mudar sua vida: terminar uma matéria que ela começou e não conseguiu completar.
Para isso Kitty conta apenas com uma estranha lista de 100 nomes aparentemente sem ligação alguma.
Será que ela vai conseguir o que Constance pretendia com aquelas pessoas? Como será esta matéria? E será possível entregar o texto pronto dentro do prazo estipulado pelo seu chefe descrente e doido para tirá-la da equipe?


[...] passara tantos dias ocupadas andando de um lado para o outro, encontrando as pessoas da lista, que mal tivera tempo de encarar a verdade. E a verdade era que ela estava em apuros. (Pág 250).
Como faz quando o livro tem tudo para ser maravilhoso, mas fica somente no "mais ou menos"? A sinopse é super intrigante, a capa é fofa e a autora já assinou dois dos meus livros favoritos. Eu super esperava encontrar mais uma das suas obras primas, no entanto fiquei com apenas mais um livro, dentre muitos outros. Não pensem que é ruim, que não te envolve, que é enrolado ou que é chato, muito pelo contrário. É envolvente, é agradável, possui um desenvolvimento gostoso de acompanhar, personagens humanos e verossímeis e um final interessante. Só não se mostrou uma obra maravilhosa, como eu acreditava que seria.

Kitty é uma protagonista muito agradável, gostei de acompanhar seu crescimento e amadurecimento, foi bonito ver como ela reagia depois de "quebrar a cara" (e ela faz isso muitas vezes ao longo da história, acreditem) e quando ela acertava algo eu comemorava junto, pois ela é uma daquelas personagens que você acaba virando amiga, sabe? Eu queria que ela se desse bem, pois apesar de seus (muitos) erros, ela acaba se mostrando uma pessoa boa, somente atrapalhada e um pouco inconsequente. Como muitas das outras personagens criadas por Cecelia, Kitty é extremamente humana, como eu, você ou qualquer outra pessoa.

E sabem essa matéria que pode mudar a vida dela? Pois é... É realmente bem interessante. Não incrível, mas curiosa. Fiquei muito intrigada tentando descobrir mais sobre ela o tempo todo e quando finalmente consegui... Dei risada. Sim, isso mesmo. Dei risada porque é muito simples, mas ao mesmo tempo muito verdadeira. Exatamente a "cara" da personagem que a originou (Constance, uma mulher adorável!) e tudo o que faltava para Kitty se transformar em uma pessoa melhor. Muito bem pensada esta jogada da autora. Ela conseguiu mostrar a mágica em uma coisa simples, casual, comum e que ignoramos com muita facilidade.

Se eu já não conhecesse o trabalho da Cecelia, pode ser que talvez eu ficasse encantada com este livro, mas já conheço a autora de outras obras e sei que ela tem potencial para muito mais, portanto não consigo dizer que amei a história, os personagens ou a narrativa. Achei bom, apenas. E, ao pensar que os demais livros da autora são muito bons, maravilhosos ou perfeitos, percebi que na verdade A lista é sua obra mais fraca, dentre as quais já tive a oportunidade de ler até o momento. Então sim, eu me decepcionei. Mas pode ser que o mesmo não aconteça com você, então se tiver curiosidade, leia. Talvez ele seja maravilhoso para você, enquanto para mim foi apenas bom.

Fiz merda numa matéria. Fiz uma merda das grandes que acabou indo parar na Justiça, a emissora perdeu dinheiro e me suspendeu, o que é um sinal de que nunca mais vai me contratar de novo. Agora, a revista na qual trabalho está pensando em fazer o mesmo porque estão sendo pressionados pelos patrocinadores, que sentem ter alguma responsabilidade nisso, apesar de haver boatos de que eles estavam usando trabalho infantil nos seus barcos para produzir a porcaria dos seus produtos. Mas, ao mesmo tempo, continuo trabalhando numa matéria para eles, ainda que não possam publicá-la, e essa matéria é a única coisa com a qual realmente me importo agora, porém, tenho só mais uma semana de prazo e não sei do que se trata a matéria, e, enquanto estou tentando descobrir, volto para o meu apartamento toda noite e encontro merda de cachorro, pichação, papel higiênico ou qualquer outra coisa repugnante que os 450 mil euros do Colin Maguire e sua corja possam jogar em mim. (Pág 131).

Sobre a autora:


Cecelia Ahern é filha do atual Taoiseach irlandês, Bertie Ahern. É formada em jornalismo e multimídia pelo Griffith College Dublin. Sua irmã mais velha, Georgina Ahern, é casada com Nicky Byrne, da banda pop irlandesa Westlife.
Em 2000, Cecelia fazia parte do grupo pop Shimma, que terminou em terceiro lugar na final irlandesa do Festival Eurovisão da Canção.
Aos vinte e um anos, seu primeiro romance, PS. Eu Te Amo, tornou-se o bestseller mais vendido na Irlanda (por 19 semanas), Reino Unido, EUA, Alemanha e Holanda. O livro foi adaptado para o cinema, numa produção dirigida por [[Richard LaGravenese]. Seu segundo livro, Onde Terminam os Arco-íris foi o vencedor do CORINE Award alemão. Cecília tem também contribuído escrevendo contos em livros editados por organizações beneficentes sem fins lucrativos.

Outras informações:
Compare o preço: Buscapé.
Título: A lista.
Autora: Cecelia Ahern.
Editora: Novo Conceito.
História: 3/5.
Narrativa: 3/5.