quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Ilusões sobre... #42 Cartas

Hey pessoal, para escrever o post de hoje me inspirei em um projeto de troca de cartas que achei na internet onde as pessoas se inscrevem para escrever cartas para outras pessoas que não conhecem.
Eu achei o projeto super legal, afinal quem não gosta de receber cartas?

Título: Cartas de amor aos mortos
 Autor; Ava Dellaira

Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.
A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi a capa, que achei linda. A sinopse também me encantou e depois que vi a li, fiquei imaginando para quem eu escreveria uma carta e foi isso que mais gostei.
Título: Uma carta de amor
Autor: Nicholas Sparks

Em "Uma carta de amor", Nicholas Sparks conta a história da jornalista Theresa Osborne, de Boston, que, divorciada há três anos, já não acredita no amor. Com seu filho, ela vai passar as férias em Cape Cod, quando encontra uma garrafa que traz dentro uma tocante mensagem. A carta é destinada à "minha querida Catherine". Comovida com aquela mensagem de amor, Theresa, através de sua coluna no jornal, acaba descobrindo a identidade do misterioso autor: Garrett Blake . Ela segue a pista de Garrett, que há três anos chora o amor perdido, e percebe que ele pode estar pronto a amar novamente. Como ela.
Reunidos pelo acaso, Theresa e Garrett são pessoas cujas vidas estão prestes a se tocar com um propósito, numa história que reflete nossas mais profundas esperanças de encontrar aquele alguém especial e o amor imorredouro. Com suspense e intensidade emocional, Sparks conduz o leitor numa caçada à verdade sobre um homem e as suas lembranças, sobre a dilacerante fragilidade do amor e ao mesmo tempo o seu imenso poder.
Não tinha ideia que tinha um filme desse livro só descobri depois que fui pesquisar para fazer o post. Já li dois livros do Nicholas Sparks dos quais só gostei de um o outro nem tanto, e a sinopse de " Uma cata de amor" não me chamou atenção, achei ela um tanto sem graça. Mas quem sabe um dia eu não leia e goste?
Título: Cartas para um pai
Autor: Janaina Rico

Juliana achou que suas férias em João Pessoa renderiam apenas fotos e boas lembranças, mas não foi assim que as coisas se desenrolaram.
Uma gravidez inesperada alterou toda a sua vida e, para se comunicar com o pai do bebê, as cartas foram a melhor escolha.
Um livro emocionante e envolvente, sobre amores e a formação de uma nova vida.



O único livro nacional da lista, e o motivo pelo qual escolhi esse livro é pelo fato de já ter lido um livro da autora e ter adorado apesar deles não terem o mesmo gênero. Mas como gostei do primeiro livro que li dela (Ser Clara) acho que posso gostar desse, até mesmo porque parece ser um livro água com açúcar e geralmente gosto de livros assim.


Título: Cartas para Julieta
Autor: Lise Friedman e Ceil  Friedman


A lenda do casal apaixonado de Shakespeare atrai visitantes a Verona, na Itália, todos os anos. Todos os dias, cartas, que costumam ter como endereço simplesmente 'Julieta, Verona', chegam à cidade. Chegam aos montes, em quase todas as línguas possíveis e imagináveis, escritas por românticos que buscam os conselhos de Julieta. E, surpreendentemente, nenhuma fica sem resposta. 'Cartas para Julieta' conta a história dessas cartas e dos voluntários que vêm escrevendo respostas para elas durante mais de sete décadas. O livro reconstitui a história por trás da peça de Shakespeare e leva o leitor até os monumentos que alimentaram a lenda de Julieta e seu Romeu

Bom, apesar de a capa do livro ter praticamente a mesma capa do filme eles são um pouquinho diferentes porque o livro trata a respeito das cartas que são enviadas para Julieta. Apesar de não ser uma das maiores fãs de Romeu e Julieta me interessei pelo livro depois que assisti o filme, porque achei a historia do clube da Julieta super interessante.
Título: A ultima carta de amor
Autor: Jojo Moyes

 Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante.
Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento.
E por ultimo... Nesse livro eles misturam o passado e o presente e o que mais gosto nele são as mensagens que tem nas passagens do livro, são mensagens do facebook, email, sms e etc...  São duas histórias diferentes e a que mais gostei foi a narrada no futuro. Não é um dos meus livros favoritos, mas  é legal
Bom pessoal é isso espero que tenham gostado e gostaria de saber se vocês estivessem na mesma situação da personagem do livro "Cartas de amor aos mortos" para quem vocês escreveriam uma carta?