segunda-feira, 3 de junho de 2013

O futuro de nós dois.

Vamos começar o mês com resenha nova?!
Estou em época de provas, então vai ser meio complicado atualizar o blog sempre, mas vou me esforçar ao máximo para não abandonar vocês por mais de um dia, tá?haha

Em 1996, Emma e Josh são vizinhos e eram melhores amigos, mas depois de Josh ter erroneamente pensado que Emma queria algo mais do que a amizade, assim como ele, as coisas ficaram complicadas e eles acabaram se distanciando, mas quando Emma ganha seu primeiro computador, Josh lhe dá de presente um CD-ROW da America Online, para que possa criar uma conta de e-mail e se manter conectada algumas horas por dia.E o mais inusitado acontece: Quando ela cria sua conta de e-mail, automaticamente se conecta em alguma coisa chamada Facebook.
Os dois não fazem ideia que Facebook é uma rede social que só ira existir dali a 15 anos, e juntos vão tentando descobrir o que é aquela tela estranha onde todo mundo fala sobre tudo o tempo todo.
Porém as coisas estranhas não param por aí. Dentro deste site existe a Emma e Josh dali a 15 anos, então eles podem descobrir o que irá acontecer com suas vidas e o melhor: qualquer coisa que eles fazem agora interfere naquele futuro.
E Emma não gostou do seu futuro, então está determinada a mudar tudo isso até que ela saiba que dali a 15 anos irá ter uma vida ao menos, divertida.
Só que em algum momento eles vão perceber que estão tentando viver demais o futuro e deixando o presente passar batido...



Gente, que ideia legal a deste livro, não é? Fiquei fascinada por ele no momento que li a sinopse pela primeira vez, achei super interessante e esperava uma história maravilhosa. E foi o que encontrei, em alguns pontos.

A Emma me irritou quase o tempo todo, por ser mimada, egocêntrica e superficial, mas o Josh, com seu jeitinho tímido mas inteligente, foi um fofo desde a primeira página e o responsável por me fazer gostar do livro e por praticamente levar a história adiante, uma vez que a Emma estava ocupada demais tentando montar um futuro perfeito para si mesma e em um primeiro momento, eu até concordei com ela que seu futuro não era muito promissor, mas depois ela acabou passando dos limites e foi aí que passei a quase odiá-la.

Mas voltando para a história em si, achei bem inovadora, divertida e sem grandes reviravoltas, revelações ou coisas assim, mas é legal de acompanhar (se ignorar a Emma, é claro) e outro ponto positivo é poder ver os personagens tentando entender a lógica do Facebook, o motivo de tanta gente estar escrevendo o que vai comer, o que vai fazer, o que está querendo e tudo o mais para o mundo todo ver. Eles não entendem muito bem e foi legal acompanhar esta confusão mental dos dois. A narrativa, por sua vez, é rápida, indo direto ao ponto, e senti falta de uma descrição mais minuciosa dos cenários e dos portes físicos dos personagens. Queria poder imaginá-los o mais próximo possível do que os autores criaram, mas não consegui por falta de algumas informações. Acho que se isso fosse mais trabalhado, teria dado mais consistência.

Com está narrativa direta, eu li muito rápido e quando terminei... Bom, eu esperava um final um pouquinho diferente, com um detalhe que, acredito, daria mais lógica e ficaria mais bonito, e senti falta disso, mesmo que tenha sido um final legal e sem pontas soltas. No geral, a história nova e os personagens mesmo que a protagonista seja irritante formam um livro divertido e até crítico, se for levar em consideração que mostra o quanto de tempo passamos na frente do computador escrevendo aleatoriedades enquanto a vida vai passando por nós, e é um ótimo companheiro para passar a tarde.
Eu não sei exatamente o que é, mas parece ser um site interconectado em que as pessoas mostram suas fotos e escrevem sobre tudo o que está acontecendo na vida delas, como, por exemplo, que encontraram um lugar para estacionar ou o que comeram no café da manhã. (Pág 52).

Autor: Jay Asher.
Editora: Galera.
História: 4/5.
Narrativa: 4/5.