sexta-feira, 3 de maio de 2013

O Duque e eu.

Eu realmente queria postar outras resenhas antes desta, mas não deu gente! Eu preciso dizer o quanto amei este livro!!! *desesperada*

Simon Basset é um Duque conhecido por sua levianidade, que passou anos fora de Londres, e quando retorna, é rapidamente cercado e perseguido por mães alucinadas querendo um bom marido para a filha solteira, e não importa que ele afirme que não quer casar ou construir uma família.
Daphne Bridgerton é uma das moças solteiras que tem a mãe alucinada para casá-la, porém por mais que Daphne seja uma boa pessoa, os moços da cidade não a veem como mulher, somente como uma boa amiga.
Vinda de uma família grande, tudo o que Daphne quer é casar e construir uma família, exatamente o contrário dos desejos do Duque, porém o destino acaba os unindo por meio de Anthony, irmão de Daphne e amigo de Simon.
Desesperado para fugir do centro das atenções e deixar de ser o solteiro mais cobiçado, Simon cria um plano que vai afastar as mães ansiosas por atenção de seu pé ao mesmo tempo em que irá atrair a atenção dos solteiros da região para Daphne, afinal, se um Duque se interessou pela jovem, por que motivos outros não se interessariam? Sim, isso mesmo, ele fingira que está cortejando a moça, dando uma certa paz para os dois, porém isso pode sair do controle e ela pode acabar se apaixonando...
Mesmo que isso implique em tentar convencer o moço a se casar, coisa que ele está decidido a não fazer.


Mesmo que eu tenha ficado muito tempo sem ler nenhum romance histórico e momentaneamente esquecido de como eles são maravilhosos, tenho certeza que este recebeu as notas máximas aqui por mérito. Em momento algum fiquei entediada, perdida, confusa e nem mesmo revoltada com nenhum personagem. Todos eles falavam e agiam de forma coerente com o que apresentaram ser logo nas primeiras páginas, sempre mantendo a personalidade forte principalmente no caso da família Bridgerton e o bom humor. Sim, eu ri demais com este livro. Nem em meus mais remotos pensamentos teria sequer cogitado a hipótese de encontrar personagens tão astutos, respondões e determinados como os que encontrei. *-* Daphne, Simon e Anthony são maravilhosos.

Não tenho as mesmas aspirações que Daphne, mas entendi perfeitamente a fixação na ideia do casamento e família perfeita e, tenho que dizer, ela é uma menina terrível. Teimosa, inocente, petulante, inteligente e divertida, ela conseguia tirar Simon dos trilhos o tempo todo, por mais que ele resistisse e mesmo que ele usasse todo seu charme e inteligencia (e isso ele tem muito), não tinha condições de competir com ela. Foi maravilhoso poder acompanhar os dois e eu passei inúmeros constrangimentos enquanto dava risada no meio da rua por causa deles. Só que Simon, mesmo com toda a engenhosidade dele, não conseguiu ser o meu mocinho favorito. Este lugar fica para Anthony, o irmão de Daphne, que é um homem incrível. Teimoso, inteligente e impetuoso, me conquistou logo no momento em que apareceu e agora aguardo ansiosamente pelo livro em que ele será o protagonista! \o/

Mas se desligando um pouco dos personagens e suas personalidades e voltando para a trama em si, tenho que dizer que por mais que a sinopse dê a entender que é algo bobo e clichê, não é. Existe sim o romance avassalador, porém a autora foi além, falando com maestria sobre os padrões da sociedade da época (e também da atual, se pararmos para pensar melhor), o peso das palavras, relações familiares e fantasmas do passado.

Tudo isso foi descrito e desenvolvido de forma leve e simples, e isso foi o que mais agradou e fez as quase 300 páginas desaparecerem e eu realmente voltasse a me questionar sobre ter nascido na época errada (é, eu queria ter nascido na época dos vestidos lindos e cavalheiros inteligentes, me julguem). 
Ele a queria. Queria com tanto desespero que estava completamente tenso, mas jamais poderia sequer chegar a tocá-la. Porque fazer isso seria destruir todos os sonhos dela, e, libertino ou não, ele não sabia ao certo se conseguiria olhar no espelho de novo se fizesse isso. Ele nunca se casaria, nunca teria filhos, e isso era tudo o que ela queria da vida. (Pág 74).
Título: O Duque e eu.
Autora: Julia Quinn.
Editora: Arqueiro.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.