terça-feira, 7 de maio de 2013

Após a tempestade.

Todo mundo está participando da Promoção de aniversário da Fê? São 10 livros + marcadores para uma pessoa só, então acho legal vocês participarem e encherem a estante! *pisca*
E o livro da resenha de hoje está entre os prêmios! *-*

A vida de Julie mudou completamente quando tinha 12 anos e sua irmã mais nova, Chelsea, que estava sob seus cuidados, desapareceu sem deixar rastros.
A perda, o desconhecido e a dor foram aos poucos moldando a nova vida e personalidade de Julie, a tornando uma pessoa que vive o presente, sem planejar nada para o futuro, que vive em uma busca cega pela irmã e não conhece mais o que é querer, afinal sua vida agora é movida pelo precisar.
Assim, ela não quis, em momento algum, sair da Nova Inglaterra e ir para Biloxi com Beau, um menininho de 5 anos ao lado. Mas ela precisava, pois Mônica, sua melhor amiga, tinha falecido e confiado nela para cuidar de seu filho e ela sabia que o certo era levar o menino para perto da família da mãe, mesmo que a própria Mônica tivesse se afastado dos parentes anos antes dele nascer.
Lá Julie encontra não somente a família de Mônica e Beau, como também um local marcado pela devastação do Furacão Katrina e onde as pessoas estão buscando reconstruir suas vidas a partir dos destroços restantes, mesmo que isso pareça um esforço inútil para Julie, afinal a próxima tempestade pode destruir tudo de novo.
É lá também que ela vai descobrir uma história de família com Aimee e Trey, e onde a vida lhe oferecerá uma chance de recomeçar, até mesmo depois da tempestade...


Este é o tipo de livro que eu costumo chamar de lição de vida. É emocionante e simplesmente não tem como ignorar o recado mesmo que sutil da autora e a forma como ela coloca as coisas para que tudo realmente caminhe para o recomeço. Não foi nem tanto pela história de Julie e sua irmã, apesar de ter me afeiçoado um pouco a ela, mas sim pelo cenário devastado pelo Katrina. :( Quando ele aconteceu, em 2005, eu ainda tinha dez anos, mas lembro que assistia o noticiário e as imagens da água e do vento destruindo tudo me assustava muito, e agora, depois desta leitura, o sofrimento de quem viveu aquilo se tornou algo tangível e desesperador ao mesmo tempo que mostrou a força de vontade, a solidariedade e a coragem daquelas pessoas, que mesmo sabendo que ali é uma área propensa a furacões, não desiste de reconstruir a cada nova tempestade, sabendo que naquele local existe muito mais do que a água e o vento podem levar. =D

Todo este cenário contribuiu muito para que eu me apegasse ao livro, e como ele tem a narração dividida entre a Julie e a Aimee (avó de Mônica e bisavó de Beau), preciso dizer que os capítulos narrados pela Aimee me agradaram mais, uma vez que ela estava sempre se lembrando do seu passado e de sua própria história de perdas, superações e recomeços, enquanto a própria Julie tinha um jeito prático demais de ver tudo, realmente sem planejar o próximo passo, somente tenho em mente descobrir o motivo de Mônica ter deixado a família para trás há tanto tempo e cuidar bem de Beau, e não consegui me envolver muito com a própria história dela, apesar de ter me surpreendido positivamente com relação ao final.

Só não cheguei as lágrimas e ao desespero acompanhando esta história de superação regada a traições, medos, amores perdidos e furacões por conta da narrativa, que as vezes ficava confusa e em outros momentos era cansativa (principalmente no começo) e dos erros de revisão e digitação que mais uma vez se fizeram presente durante toda a história, e chegavam a me desconcentrar da cena emocionante ou tensa que estava acompanhando e me fazia rir por encontrar um erro tão bobo ou inusitado.

Para fechar, Após a tempestade tem uma história emocionante e passagens memoráveis, com alguns momentos confusos e uma revisão não muito boa, mas merece ser lido e tenho certeza que tem potencial para virar livro de cabeceira de muitos por aí.
[...] se ainda respiramos, temos de continuar. (Pág 63).

Autora: Karen White.
Editora: Novo Conceito.
História: 4/5.
Narrativa: 3/5.