segunda-feira, 18 de março de 2013

Um porto seguro.

Voltei! *-*

Katie quer recomeçar sua vida, esquecer Kevin e todo o passado que ele representa, por isso ela foge para uma cidade pequena e pacata chamada Southpot, na Carolina do Norte.
Sua intenção ali é se livrar de todas as amarras e medos que a perseguem, sem se envolver com ninguém. Vive em uma casa afastada, trabalha em um restaurante e só fez amizade com Jo, sua nova vizinha.
Porém quando sai para fazer suas poucas compras, ela conhece Alex, um viúvo, pai de Josh e Kristen e que dá seu máximo para ver os filhos felizes.
Aos poucos os dois começam a se envolver, porém Katie sabe que seu passado continua a perseguindo e logo a encontrará, destruindo toda a ilusão de felicidade que ela parece estar vivendo.
E será que ela está disposta a colocar tudo a perder? Será que o amor vai ser seu refúgio? Vai ser capaz de aplacar toda a fúria do seu passado?


Os livros do Nicholas tem praticamente um padrão, todo mundo sabe disso, e muita gente prefere não ler por este motivo, porém mesmo que os livros tenham a mesma "receita", eu sempre me pego encantada pela forma que ele conduz as histórias e geralmente chego as lágrimas, então quando peguei Um porto seguro, esperava a mesma coisa de sempre, porém me surpreendi. Descobri um novo lado do autor, um lado menos sensível.

No começo fiquei um pouco abalada e estranhei bastante, porém logo peguei o ritmo e a essência da história, feliz por conhecer uma história que passa longe de ser o romance delicado que permeia as obras do autor e mostra uma forma de superação de medos, perdas e direitos. Além disso, os personagens fogem do padrão. Alex se dedica aos filhos, usa de toda a sua criatividade para criar momentos e brincadeiras que divirtam as crianças, busca estar sempre por perto e faz um ótimo trabalho com eles, mas por mais que ele tente, não consegue ser perfeito; e Katie tem medos e fantasmas a perseguindo, mas isso não a impede de buscar sua felicidade e isso é o que mais encanta na personagem.

Porém quem me chamou mais a atenção foi Kevin, o mais complexo da história toda, com seus pensamentos conturbados e sua forma distorcida de ver as coisas ele me causou uma confusão de sentimentos. Ao mesmo tempo que ele me irritava, eu tinha dó dele. Ele me fez lembrar um pouco do livro Um homem de sorte, quem leu vai me entender, eu acho...haha

Não cheguei a chorar, porém virei as ultimas cem páginas de forma automática, sem parar para respirar, com uma tensão e uma ansiedade crescente para chegar logo ao desfecho e quando ele finalmente chegou, não me decepcionei nem um pouco. As coisas aconteceram com uma coerência muito boa e me deixou com gostinho de quero mais. Quem já é fã do autor certamente ira se surpreender com a mudança na história e quem não é pode vir a gostar deste livro justamente por fugir à regra do romance dramático e seguir por caminhos mais concretos e realistas.

Todo mundo tem um passado, mas ele se limita a ser apenas o passado. Você pode aprender com ele, mas não pode mudá-lo. (Pág 160).
Título: Um porto seguro.
Editora: Novo Conceito.
História: 5/5.
Narrativa: 5/5.